Grave

Os casos de coronavirus não param de aumentar, mortes ocorrem todo dia, mas o povo parece que está em um paraiso, onde tudo está às mil maravilhas, sem nunca ter ouvido falar em Covid. São aglomerações desnecessárias em todos os setores e tome contaminação. No domingo, em Imperatriz foi preciso a Polícia Militar  e a Guarda Municipal entrarem em ação para impedir aglomerações na beira rio, especialmente debaixo da ponte Dom Affonso Gregory. Enquanto isso, os poderes públicos Federal, Estadual e Municipal estão enxugando gelo e gastando bilhões de reais na tentativa de combater a maldita doença, que até ontem já chegava a quase 900 mil casos no Brasil, com mais de 44 mil mortes. No Maranhão,  o último boletim (ontem à noite seria divulgado um novo) informava o registro de 60.592 casos, com 1.499 mortes. Em Imperatriz, 3.057 casos confirmados, com 156 óbitos. Será que isso não é suficiente para levar a população a entender que ainda há a ncessidade de isolamento social, distanciamento e uso de máscara?  Tá difícil...

Recuado

Até agora o empresário Ribinha Cunha (PSC) ainda não se manifestou se pretende ou não disputar novamente a prefeitura de Imperatriz. Em 2016 ele foi candidato com o apoio do então prefeito Sebastião Madeira (PSDB) e ficou em quarto lugar, mas com uma votação expressiva (26.587 votos). Inegavelmente que fruto da força de Madeira. Como este ano o ex-prefeito estará na disputa, Ribinha perde o importante aliado. Assim, dificilmente entraria na briga, que além de Madeira terá outros peso-pesados, como o prefeito Assis Ramos (DEM), o ex-prefeito Ildon Marques (PP) e o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB).

E...

O seu irmão, ex-deputado estadual Leo Cunha, será candidato a prefeito em Estreito. Quando exercia o mandato, Leo tinha forte atuação naquele município, ajudando a administração do prefeito Cicinho com recursos e também viabilizando outros benefícios para Estreito. Mas Cicinho não deve apoiá-lo. 

Olha aí!

Em São Luis, o DEM e o PDT estão falando a mesma língua. O deputado estadual Neto Evangelista  garante que obteve o apoio pedetista à sua pré-candidatura a prefeito de São Luís. Já em Imperatriz, é dificil acontecer uma aliança entre os dois partidos, embora o vereador Alberto Souza, presidente municipal do PDT, apoie a administração do prefeito Assis Ramos (DEM). A quetão é que no estado o PDT é comandado pelo senador Weverton Rocha, aliado do governador Flávio Dino, e apoiará o candidato do PCdoB, deputado Marco Aurélio.

Desmatamento

A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) coordena nesta quarta-feira um encontro virtual do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, com a Frente Parlamentar Ambientalista. Será discutido o plano de combate ao desmatamento na Amazônia. “Se é verdade que o Brasil precisa olhar para o bem-estar da população da região, também é verdade que não podemos destruir as nossas matas e reservas nacionais”, disse a senadora à Agência Senado. O evento será das 10h às 12h.

Aumentar 

Ontem, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), revelou ser favorável à proposta de aumentar o tempo de televisão dos candidatos nas eleições municipais deste ano como forma de compensar as dificuldades que encontrarão nas campanhas em razão da pandemia do coronavírus.  Maia participou de encontro com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; líderes partidários e especialistas.