Lamentável

Muitos profissionais da saúde em Imperatriz estão sendo vítimas do coronavírus. Até o domingo, pelo menos dez médicos estavam internados, sendo três na UTI. São médicos, assim como enfermeiros e outros profissionais da área, que estão na linha de frente no combate a essa doença maldita. No final da semana passada, a cidade perdeu o dr. Júlio César, gastroenterologista, que havia sido levado para se tratar em Belém. Profundamente lamentável o que vem acontecendo não só em Imperatriz e no Brasil, mas em todo o mundo. De acordo com o último boletim, divulgado no domingo (ontem à noite seria divulgado um atual), em Imperatriz já haviam sido registrados 2.671 casos de Covid-19 e  122 óbito. O pior é muita gente não está seguindo os orientações dos órgãos de saúde, como isolamento social e distância. Há até mesmo quem não esteja usando máscara.  Em alguns locais se vê aglomerações. 

No páreo

Em contato com a coluna via WhatsApp, ontem, o professor Jonas Alves reafirmou a sua decisão de disputar um mandato de vereador nas eleições de 2020. Ele ocupava o cargo de subsecretário de Estado da Infraestrutura e é o atual presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). A sigla não deve lançar candidato próprio à prefeitura, fazendo aliança com o PCdoB para apoiar o pré-candidato Marco Aurélio.         

Marabá

Ontem à tarde o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, esteve em Marabá, cidade paraense distante 234 quilômetros de Imperatriz. Ele é coordenador do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Antes esteve em Porto Velho (RO) e admitiu a prorrogação da Operação Verde Brasil 2. Hoje haverá reunião do Conselho de Governo e Mourão vai apresentar a proposta ao presidente Jair Bolsonaro, além dos resultados das ações da Operação até agora realizadas. 

Brincadeira!

Enquanto milhares de pessoas estão morrendo no país, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, se preocupa em criticar o governador do Maranhão Flávio Dino pela decretação de lockdown na Região Metropolitana de São Luís, no mês passado. No Twitter, nesta segunda-feira (8), Eduardo escreveu: “As provas ‘científicas’ do lockdown… Agora adivinhem quem vai bancar esse tempo do comércio fechado? Dinheiro do governo federal (presidente) que vem de você, contribuinte”. 

Eleições

Conforme informações da Agência Senado, líderes partidários do Congresso Nacional vão se reunir na próxima semana com um grupo de médicos para tratar do adiamento das eleições municipais previstas para outubro. Os especialistas têm aconselhado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e defendido a mudança da data do pleito em função da pandemia de covid-19. O grupo de médicos inclui epidemiologistas, infectologistas e um sanitarista, além de um biólogo e de um físico especializado em estatísticas de pandemia. Ontem, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, se reuniram com o presidente do TSE, Roberto Barroso. Davi e Maia sugeriram o encontro com os demais parlamentares para embasar a decisão final do Congresso sobre o assunto.

Privatização

“A minha dúvida é se, com as amarras que nós temos do setor público, vamos ter velocidade de transformação que nos permita uma adaptação a esse novo mundo. Eu sinceramente desconfio que não. Hoje o Banco do Brasil concorre com os outros bancos com bolas de chumbo amarradas aos pés. As decisões são todas demoradas, têm que passar por TCU, Sest, Secom, CGU...”. A afirmação é do presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, ao alegar motivos para a privatização do BB, durante reunião com parlamentares da comissão do Congresso que acompanha as ações econômicas relativas à pandemia de coronavírus.