TRE-MA
A Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) informou ontem que nesta sexta-feira, 5, a partir das 10h os desembargadores Tyrone Silva e Joaquim Figueiredo, respectivamente presidente e corregedor do Tribunal, reúnem-se com os juízes das 105 zonas eleitorais do estado, por videoconferência. Será a primeira reunião com os magistrados realizada após a posse de ambos, ocorrida no dia 19 de maio. “A reunião terá como objetivo fazer o primeiro contato com os eminentes colegas para repassar algumas informações que no momento interessam ao desenvolvimento dos trabalhos para as eleições 2020”, adiantou o presidente. Após a reunião, os assuntos tratados serão informados à sociedade no canal de notícias oficial da Justiça Eleitoral do Maranhão. Discutir como as eleições 2020 serão efetivadas neste cenário de adequação sanitária ocasionada pela pandemia é uma das principais preocupações no país e vários grupos estudam as possibilidades que garantam a saúde de todos no exercício da cidadania através do voto. Em 2020, serão escolhidos novos prefeitos e vereadores de 217 municípios maranhenses e de 5.570 no Brasil.
E...
Ontem o TSE autorizou a realização de convenções partidárias de forma virtual pelos partidos, relativas às eleições 2020, devido à pandemia do coronavírus. Conforme a legislação eleitoral, as convenções devem acontecer entre 20 julho e 5 de agosto. No entendimento da Corte, não há impedimento jurídico para a realização das convenções de forma virtual. Marcada para outubro, a eleição deve ser adiada para dezembro. Congresso Nacional e TSE ainda estão discutindo as datas. As duas Instituições são contra a prorrogação dos mandatos.
Nomes
O PTB já tem 26 pré-candidatos a vereador em Imperatriz. Cada partido pode lançar até 32 candidatos. Já estão definidos os petebistas Pr. Genilson Feitosa, Renê Sousa, Cláudia Batista, Mateus Lima, Luaran Lins, Pr. Célio, Mesaac, Missionária Sandra, Pr. Mesquita, Fernando de Paula, Professor Brother, Junior Gama, Toinho da Beira Rio, Barbosa, Richard Lagoa Verde, Rubinho Lima, Linhares, Edilma Neco, Missionária Geldilene, João Adonias, João Fernandes, Bezaliel Júnior, Pr. Moisés, Maria Cláudia, Ciro da Caçamba e Nival Coelho.
Tá difícil
Em todas as administrações depois de 2001 houve problemas do poder público municipal com camelôs que ocupam calçadas, praças e ruas em Imperatriz. Agora não está sendo diferente. A população cobra da prefeitura a organização da cidade, mas quando chegam as ações cai de críticas contra a administração, porque não pode mexer com os “coitadinhos”. Daí, o gestor fica naquela de “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”.
Dez anos
Um tema sempre em debate no período eleitoral é a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135, de 2010), que torna inelegíveis candidatos condenados em segunda instância pela Justiça. A LFL está completando dez anos. Um dos idelizadores foi o ex-juiz Marlon Reis, que trabalhou na Comarca de João Lisboa. Ele deixou a magistratura para seguir a carreira política, disputando duas eleições (governador e deputado federal) no Estado do Tocantins, mas sem sucesso.
Ele disse
– “Eu fiquei preocupado porque eu não vejo nesses grupos, nem das torcidas organizadas, que querem defender a democracia, nem no grupo bolsonarista, uma agenda. O que é que esse pessoal quer para o Brasil?”
- “O nosso presidente Bolsonaro adora um conflito e ainda colocar o povo nas ruas. O conflito e o confronto só é bom para o presidente Bolsonaro”. (Deputado federal maranhense Gastão Vieira - PROS)
Comentários