Assim é

Imperatriz tem uma população estimada em 258.682 mil habitantes, segundo o IBGE. Mas o município tinha 800 mil carteiras do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso mesmo. São milhares de pessoas da região tocantina e também de municípios  dos vizinhos estados do Tocantins e Pará. Sem uma maior estrutura do sistema de saúde nas localidades, os moradores vêm preocurar tratamento em Imperatriz, sobrecarregando as unidades de saúde. Nessa época de pandemia do coronavírus são muitos que estão vindo e entram na estatística de Imperatriz. Mas eles têm direito a um atendimento médico, porque a saúde pública não tem fronteira, e também devemos lembrar que os moradores das regiões dos dois estados, especialmente do Bico do Papagaio (TO), despejam muito dinheito no comércio local, portanto contribuindo com a economia da cidade.

Eleição 2020

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, reuniu-se, por videoconferência, com os presidentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Na ocasião, o ministro se disse confiante de que a tarefa de organizar e conduzir as Eleições Municipais de 2020, apesar de dura, será cumprida com perfeição pela Justiça Eleitoral. “As eleições não serão fáceis, mas com alegria e serenidade seremos capazes de realizá-las com sucesso”, afirmou. A reunião foi uma oportunidade para que o ministro Luís Roberto Barroso apresentasse aos desembargadores a sua equipe e os pontos importantes de sua gestão, além de abordar assuntos relativos à organização das Eleições Municipais de 2020.

Adiamento

Considerando as medidas impostas pelas autoridades sanitárias para combater a pandemia e a evolução da curva de contágio no país, Luís Roberto Barroso afirmou que é possível que as eleições, inicialmente previstas para ocorrer em outubro, precisem ser adiadas para novembro e dezembro. Segundo ele, o Congresso Nacional – a quem cabe aprovar a emenda constitucional que estabelecerá esse adiamento – já está estudando a hipótese de que o primeiro turno da votação para prefeitos e vereadores ocorra no dia 15 de novembro e, o segundo, no dia 6 de dezembro. Barroso adiantou que o TSE, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal concordam que o adiamento deve ocorrer pelo menor tempo possível, de modo que não seja necessária a prorrogação dos mandatos dos políticos. Ele disse que tem ouvido médicos infectologistas, sanitaristas e epidemiologistas, e que acredita que a curva de contágio do novo coronavírus já estará num viés descendente no fim do ano, o que possibilitaria a realização das eleições com segurança.

E...

Não está sendo descartada a possibilidade da eleição ser realizada em dois dias, das 8h às 20h, para evitar aglomeração devido a pandemia do coronavírus. Algumas alternativas estão sendo discutidas pelas autoridades da Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional. É aguardar.  

Chapa

O PMN está se preaparando para as eleições municipais de 2020. Em Imperatriz o partido é presidido pelo Pastor Alex Nunes Rocha, vice-prefeito. Segundo ele, a legenda está com 32 pré-candidatos a vereador, com possibilidades de eleger um ou dois. Dentre os nomes há o ex-secretário de Governo, Marlon Moura, o Pastor Advando Júnior, Jeová da Cadistel e Walmor. Alex adianta que há a possibilidade de repetir a chapa de 2016, com ele sendo mantido como vice do prefeito Assis Ramos. 

Fora

O Democratas decidiu expulsar a ativista Sara Winter, organizadora do  acampamento bolsonarista ”300 do Brasil”. Ela é investigada pela Polícia Federal por ser acusada de envolvimento com fake news e também ameaçado o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que é responsável pelo inquérito na Suprema Corte.