Sem missa
Embora decreto baixado pela prefeitura permitir a retomada do funcionamento das atividades nos templos religiosos, a Diocese de Imperatriz anunciou que não vai reabrir as igrejas para celebrações, no momento. Em nota, Dom Vilsom Basso, bispo diocesano, observou que “estamos numa fase crítica da pandemia em nossa região, com aumento de casos e grande lotação dos leitos clínicos e de UTI”. Lembrando que “cuidar-se é o melhor remédio”, a Igreja Católica em Imperatriz reforça o pedido para que “fique em casa. Se tiver quer sair para trabalhar ou fazer outra atividade, use máscara, viva o distanciamento social”. No dia 19 de março começou a vigorar a suspensão das celebrações e demais atividades que impliquem em aglomeração de pessoas nas paróquias e comunidades, pelo período inicial de 30 dias. Em 15 de abril, a Diocese prorrogou as atividades por termpo indeterminado, até o fim da pandemia. “Estamos em comunhão com a Igreja Católica no Maranhão e no Brasil: a vida em primeiro lugar”, destacou o bispo Vilsom Basso.
A história se repete
Diversas reclamações chegaram à redação de O PROGRESSO sobre o trânsito na Babaçulândia, devido à implantação da loja MIX Atacarejo, do grupo Mateus. Segundo as reclamações, o engarrafamento no início da noite do dia 26 estava gigantesco, devido à diversas carretas e caminhões estacionados nas duas laterais da avenida e de outros manobrando para entrar na área de descarga. Essa novela já acontece na unidade da rodoviária, na esquina da Piauí com João Lisboa e agora tudo indica que vai causar congestionamentos constantes na Babaçulândia.
Subindo
Açailândia já passou dos 500 casos de coronavírus confirmados. Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, já eram 512 casos, com a cidade já próxima de superar São José de Ribamar, cidade metropolitana da Ilha, que já tinha 661 casos. Na noite de ontem seria divulgado novo boletim. Até a primeira quinzena de abril, Açailândia não tinha nenhum caso registrado. Houve inclusive reação de segmento político contra o Hospital de Campanha naquela cidade, sob a alegação de que não havia necessidade. Do primeiro caso, em 19 de abril, saltou para 8 dois dias depois. Hoje o número é alarmante.
E...
Dos 217 municípios do Maranhão, há pelo menos oito com apenas um caso de coronavírus registrado, até o último boletim da SES. Os municípios são Barão de Grajaú, Altamira do Maranhão, Lajeado Novo, Mirador, Matões, Santa Filomena, Sambaíba e Sucupira do Norte.
Mortes
Conforme boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde na noite de terça-feira, haviam sido registradas 36 mortes por Covid-19 nas últimas 24h, no estado. 15 delas na Região Metropolitana de São Luís. No total, já haviam morrido 853 pessoas no estado. Os casos registrados passam de 26 mil.
Covid
Pelo menos três vereadores de Imperatriz foram infectados pelo coronavírus. Também há servidores da Câmara que tiveram a doença, inclusive um, lamentavelmente, veio a falecer – Juscelino Lucena. Em função disso, os servidores da Casa estão sendo submetidos a exame e o prédio do Palácio Dorgival Pinheiro de Souza será desinfectado.
Ameaça
Para o editor e apresentador do Jornal Nacional, William Bonrer, o jornalismo vive um dos piores momentos, vítima da intolerância político-ideológica e religiosa implantada no país. Em entrevista a Pedro Bial, ele disse que “minha quarentena, eu diria, começou no último ano eleitoral. Em 2018, a polarização política chegou a um ponto em que a minha presença em determinados locais públicos era motivadora de tensões. Percebi isso de uma maneira muito ruim, era dentro de farmácias, livrarias, ou mesmo na rua, na calçada. Dentro de padaria, de cinema…”
Comentários