Mortes
O Observatório Nacional de Casos de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão já reúne dados de mortes por Covid-19 fornecidos em tempo real pelos cartórios de registro civil do país. A medida é uma contribuição do Sistema de Justiça para a apuração mais ágil das subnotificações de óbitos pelo novo coronavírus. Conforme os dados do Portal da Transparência do Registro Civil, entre 1º de janeiro e 6 de abril deste ano, foram registrados 617 óbitos no Brasil por suspeita ou confirmação do novo coronavírus. A atualização permanente do número de vítimas fatais pelo Covid-19 é uma iniciativa dos cartórios de registro em cumprimento à Portaria nº 57/20, emitida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 20 de março. O levantamento também aborda o número de mortes causadas por problemas respiratórios. No Maranhão, em 2019, de janeiro a 7 de abril foram 1.088 mortes – 547 por pneumonia e 541 por insuficência respiratória. No ano todo foram 709 por pneumonia e 541 por insufiência respiratória. Em 2020, de janeiro até agora, já foram 880 mortes – 419 por pneumonia e 461 por insuficiência respiratória. No Brasil, em 2019 foram 38.402 mortes por insusifiência respiratória e 50.906 por pneumonia. Se já não bastasse esse problema, ainda aparece o Covid-19, que é mais letal...
No ataque
O governador Flávio Dino (PCdoB) voltou disparar crítica ao presidente Jair Bolsonaro. Afirmou: “Debate político sobre cloroquina é mais um erro de Bolsonaro. Se médicos não quiserem prescrever o remédio, ele vai substituí-los? Mandar prender ? O remédio já existe e está disponível. Como outros em teste no mundo. Sem saber o que fazer, Bolsonaro perde tempo e energia”.
Proibido
Estão proibidas desde as 7h de ontem, viagens chegando ou partindo de São Luís. A medida consta em decreto baixado pelo governador Flávio Dino e valerá até as 23h59 do dia 13 de abril, segunda-feira. Há prioridade ao transporte de ambulâncias, viaturas policiais, profissionais de saúde e caminhões. A medida é para evitar a proliferação do coronavírus no estado.
Municípios
Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que mais de 1.900 municípios já decretaram calamidade ou emergência em saúde pública por conta do novo coronavírus (Covid-19). O estudo realizado pela CNM atingiu 2.601 Municípios (46,71% do total), até a data de 31 de março. Desses, 1.607 (62,0%) responderam que não registraram nenhum caso (suspeito e/ou confirmado) do novo coronavírus e 986 (38%) responderam positivamente.
Aumentar
Nas eleições de 2017, foram menos de 300 candidatos a vereador em Imperatriz. Como era permitida a coligação proporcional, dois ou mais partidos se coligaram e lançaram o número de candidatos permitido pela legislação – 32. Como este ano não poderá ser feita coligação, cada partido deverá lançar o número de candidatos que a lei permite. Com isso, em 2020 haverá um grande aumento em relação ao pleito de 2016, podendo dobrar.
E...
Já há partidos com a lista fechada de pré-candidatos a vereador, entre eles PTB e DEM. Até o prazo final para filiações, 4 de abril, houve grande movimentação de pretensos candidatos assinando fichas, alguns mudando de sigla. Outros são novatos, que ainda não tinham partido.
Suspensão
O prazo de validade dos concursos públicos ficará suspenso durante a pandemia do coronavírus se for aprovado projeto de lei nesse sentido, apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Ele argumenta que a situação de calamidade pública vivida pelo país pode acabar motivando os gestores a não admitir novos servidores nos quadros da administração pública em áreas não essenciais ao combate à pandemia.
Comentários