Estranho
No fim de semana acabou o prazo de filiação partidária para quem deseja disputar a eleição municipal de 2020, se é que vai mesmo acontecer. E nessa reta final um fato em Imperatriz chamou a atenção do meio político: a ex-vereadora e fiel escudeira do ex-prefeito Ildon Marques (PP), Helena da Educação, decidiu continuar no PSB. Mas o que tem de tão importante isso? Para quem não sabe, o PSB vai apoiar o pré-candidato do PCdoB, deputado Marco Aurélio. E o velho aliado de Helena, Ildon Marques, também é pré-candidato a prefeito. Portanto, fica a indagação: Helena abandonou politicamente Ildon? Ou o seu partido, o PSB, vai liberá-la para fazer campanha a favor dele? Helena sempre teve uma atenção especial de Ildon. Quando ele foi prefeito, Helena, então vereadora, assumiu a Secretaria de Educação. E quando Ildon fechou aliança com Flávio Dino, emplacou ela na direção regional da Ciretran. Agora, surge esse fato impensável de acontecer. De qualquer forma, vamos aguardar até o periodo oficial de campanha, afinal a política é muito dinâmica.
No páreo
Militante ativo da cultura imperatrizense, Carlos Augusto Viana, mais conhecido como Lambau, disputará uma das 21 cadeiras do Legislativo. Para tanto, se filiou ao Avante, que apóia para prefeito o vereador e presidente da Câmara, José Carlos Barros. Lambau já foi candidato a vereador, na década de 90.
E...
Quem também aproveitou a reta final do prazo para se filiar foi o empresário e ex-diretor regional do Armazém Paraiba, Lacerda. Ele se filiou ao PSDB do ex-prefeito Sebastão Madeira. Segundo o próprio líder tucano, Lacerda será candidato a vereador.
Olha aí!
Repercute no meio político brasileito a decisão do vice-procurador-geral eleitoral Renato Brill de Goés, que deu parecer favorável ao processo que pede o cancelamento do registro do Partido dos Trabalhadores (PT), abrindo brecha para a sua extinção. O processo é de autoria de Heitor Rodrigo Pereira Freire. Ele argumentou que ‘no curso da operação Lava Jato restou demonstrado que o Partido dos Trabalhadores recebeu recursos de origem estrangeira’. O vice-procurador se baseou em dispositivo da Lei dos Partidos Políticos. Se ficar provado, o TSE poderá cancelar o registro e o estatuto do partido.
E...
Não seria tão ruim para os petistas a extinção. Fundariam outro partido e se livrariam do desgaste da sigla PT. Mas eles estão chiando. Em nota, a presidente nacional do PT, deputada Gleise Hoffmann, classficou a decisão do vice-procurador de “ultrajante e fantasiosa”. Segudo ela, “não há provas e nem indícios de que o PT tenha recebido recursos oriundos do exterior, o que nunca aconteceu. A decisão é arbitrária e política, sem amparo em fatos ou na realidade”.
Mais duas
Ontem foram confirmadas mais duas mortes por coronavirus no Maranhão. Agora são quatro. Segundo o último boletim divulgado pela SES, por volta das 18h de ontem, foram registrados 39 novos casos de Covid-19, pulando para 172. São Luís com 152. Imperatriz com 4. Já foram curados 45 pacientes.
Aumento
O Senado analisa proposta que prevê aumento de R$ 11 bilhões para o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e de R$ 11,5 bilhões para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O PL 833/2020, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), é item prioritário na pauta da Casa e tem como objetivo enfrentar a pandemia de coronavírus.
Comentários