Crítica
A presidente municipal do PCdoB de Montes Altos, psicóloga Kelly Rocha, publicou uma nota nas redes sociais em que critica a postura do governo daquele município em relação ao problema do coronavírus. Veja: “Estamos completando um mês de pandemia no Brasil e comando das autoridades sanitárias e políticas no que diz respeito ao isolamento social e cuidados redobrados com a higiene da população. O que vemos em Montes Altos? Muitas pessoas céticas e se movimentado como se nada estivesse acontecendo, o que será em prejuízos de todos. Outra coisa, e mais grave ainda, o Governo de Montes Altos, lento e com poucas ações efetivas no que diz respeito ao poder de orientação, fiscalização, ações educativas/preventivas, planejamento/reorganização dos serviços de saúde/assistência social e segurança alimentar. Ocorre que desta vez o Governo não pode errar, se omitir e nem ainda se atrasar. O PCdoB registra aqui sua preocupação e insatisfação com as poucas ações. Acordem!”. Vale lembrar que Kelly Rocha é aliada do prefeito Ajuricaba Abreu (PDT), mas a sua crítica não significa que esteja em rota de colisão com ele.
Contra
O Ministério Público do Maranhão assinou, conjuntamente com o Tribunal de Justiça do Estado, com a Assembleia Legislativa, com a Defensoria Pública, com o Tribunal de Contas do Estado, com o Tribunal Regional Eleitoral e com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, um ofício que foi encaminhado aos deputados federais da bancada maranhense na Câmara Federal. No documento, as instituições pedem que os deputados se manifestem contrários ao Projeto de Lei Complementar 149/2019, conhecido como Plano Mansueto, que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal. O relatório apresentado pelo deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ) prevê a alteração dos limites e dos critérios de aferição dos limites de gastos de acordo com a Receita Corrente Líquida do Estado.
E...
Na avaliação das instituições, “o Projeto de Lei traz consequências nefastas a todos os órgãos da administração pública inviabilizando, de maneira completa, a subsistência de tais órgãos e ocasionando demissão em massa de servidores públicos efetivos com dramáticos efeitos sociais”. Para o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, “o Projeto de Lei prevê nada mais que um desmonte do serviço público. Os impactos serão desastrosos. Por isso unimos esforços para este contato com os deputados federais da bancada maranhense”. A informação é da Coordenação de Comunicação do MPMA.
Falta de vacina
As doses de vacinas enviadas para Imperatriz só deram para o primeiro dia da campanha. Foram 18.400. Depois foram enviadas apenas 3 mil doses do segundo lote recebido pelo governo do estado do Ministério da Saúde, que está fazendo o repasse fracionado. No segundo lote teriam sido 79.200 doses para serem distribuidas aos 217 municípios maranhenses. A campanha de vacinação em Imperatriz deverá ser retomada na próxima semana.
Olha aí!
Ontem o próprio govermador Flávio Dino projetou que o Maranhão já pode ter mais de mil pessoas com coronavirus. Ele fez a revelação ao confirmar, até a manhã de ontem, que já haviam 81 casos confirmados de Covid-19 no estado. A grande maioria é em São Luís. Imperatrz tem dois e Açailândia 1. Flávio Dino já vem desde o início da semana alertando para a possível existência de casos assintomáticos. Já foram realizados 1.533 testes laboratoriais para Covid-19. Só para lembrar, em 2018 o número de habitantes no Maranhão foi estimado em 7.035.055.
Comentários