DEM
O ex-vereador Esmerahdson de Pinho informou que no Democratas (DEM) faltam apenas 8 nomes para prencher o número de pré-candidatos a vereador. Serão 32, conforme o permitido pela legislação eleitoral. Segundo ele, nesta terça-feira poderá ser fechada a lista dos pré-candidatos. Esmerahdson vai disputar uma das 21 vagas do Palácio Dorgival Pinheiro de Souza e acredita que o DEM elegerá até três vereadores. A coluna levantou que há vários nomes com potencial para dispurtar as três possíveis vagas, entre eles Chiquim da Diferro, Paulin, Esmerahdson, Dr. Gregório, Buzuca e Allan Jhones. O ex-vereador Esmerahdson de Pinho conseguiu o importante apoio do ex-candidato Júlio Mourão, que nas eleições de 2016 obteve 1.468 votos pelo PSDB. Além disso, o seu tio Giorvane de Pinho desistiu de disputar. Esmerahdson espera fechar com mais três lideranças importantes.
Será?
Surgiu a informação de que uma importante reunião seria realizada na manhã de ontem para decisões sobre a eleição de 2020, se acontecer. Consta que seria do médico Daniel Fiim com apoiadores e gente de outro partido. O asunto preincipal seria um possível acordo com ex-prefeito e pré-candidato Ildon Marques (PP). Recentemente Fiim articulou sua filiação ao MDB para ser candidato, mas boa parte do partido se manifestou farovável ao apoio à reeleição do prefeito Assis Ramos (DEM). O partido, inclusive, tem membros ocupando cargos na prefeitura.
Saindo
A vereadora Terezinha Soares deve mesmo sair do PSDB. E o seu destino, segundo uma fonte, seria o PRB, atual Republicanos, que vai apoiar a reeleição do prefeito Assis Ramos. Na semana passada ela foi notificada pelo PSDB que não terá legenda para a sua reeleição, porque não vem tendo compromisso com as dizetrizes da sigla. Desde as eleições de 2016 que ela não vem apoiando candidatos tucanos. Os tucanos não acham justo a vereadora, contra os candidatos do partido, ser reeleita com os votos do PSDB, porque sozinha não faria o coeficiente eleitoral. Com a decisão do PSDB, deve procurar outro rumo. É aguardar.
Carência
O senador Weverton (PDT) apresentou projeto propondo a diminução da taxa básica de juros a zero e carência de seis meses para pagamento de empréstimos em instituições bancárias públicas. Se aprovadas, a medidas valerão enquanto durarem os efeitos da pandemia do coronavírus. “Nos EUA, o próprio Banco Central reduziu os juros e está adotando várias estratégias para que os norte americanos passem pela crise de uma forma digna. Não podemos ser negligentes neste momento”, destacou o parlamentar maranhense.
Olha aí!
“Tivemos uma mudança de fase com relação ao coronavírus no Maranhão. Nesses últimos casos nós observamos transmissão comunitária, ou seja, já não é possível identificar com precisão de onde o vírus veio. Por isso nós estamos falando que, muito provavelmente, nós tenhamos mais de 200 pessoas, neste instante, portando o vírus em várias cidades do Maranhão, mesmo que elas não saibam”. A estimativa foi feita pelo governador Flávio Dino, durante entrevista coletiva na manhã de ontem.
Absurdo
Em pleno período grave do coronavírus, ontem os imperatrizenses se surpreenderam com uma fila que dobrava quarteirão de pessoas que pretendiam sacar dinheiro de benefício no banco Itaú. A maioria era de idosos. A Guarda Municipal foi acionada para orientar as pessoas sobre o distanciamento social.
Comentários