Primeiro
Ontem o governo anunciou o primeiro caso confirmado de coronavírus em Imperatriz. Mas a Secretaria de Saúde do Estado informou que o caso foi contabilizado em São Paulo, porque o teste não foi realizado no Maranhão. Antes do anúncio, o prório paciente já havia divulgado um vídeo nas redes sociais revelando que o resultado do exame era positivo. Nascido em Imperatriz, Luciano Bezerra Danda é médico radiologista, mas havia chegado na semana passada de São Paulo. Ele fez o exame antes de vir e recebeu o resultado nesta quarta-feira, quando divulgou o vídeo, à noite. O médico observou que tomou todas as precauções na viagem e depois que chegou em Imperatriz.
Nova sigla
O presidente da Associação dos Moradores do Residencial Sebastião Régis, Wanderley Rodrigues, anunciou ontem que se filiou ao Republicanos (ex-PRB), depois de vários anos integrando os quadros do PDT, no qual ingressou antes mesmo do ex-governador Jackson Lago assumir o comando do Palácio dos Leões. WR tambám revelou que é pré-candidato a vereador e vai apoiar a reeleição do prefeito Assis Ramos. O Republicanos é comandado no Maranhão pelo deputado federal Cleber Verde, que WR apoiou em 2018, e em Imperatriz o presidente é o advogado Valdir Torres, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.
Sem alteração
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão anunciou que está mantido 4 de abril como data-limite para filiação a um partido político com vistas às eleições municipais de 2020. O TRE comunicou que, em razão de medidas preventivas para evitar o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria Judiciária está realizando atendimento pelo e-mail: sedap@tre-ma.jus.br de segunda a sexta, das 13h às 19h. A suspensão do atendimento ao público, entre outras medidas internas e externas de prevenção à pandemia do COVID-19, está prevista na Portaria Conjunta número 1/20, assinada pelos presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, respectivamente desembargadores Cleones Cunha e Tyrone Silva.
E...
Em nota sobre indagações da Imprensa, a ministra Rosa Weber, presidente do TSE, disse que “... Quanto ao adiamento das eleições municipais 2020, entendo cuidar-se de debate precoce, não sendo demais repisar que tem como objeto matéria prevista expressamente no texto constitucional e na legislação infraconstitucional”.
Isolamento
O presidente Jair Bolsonaro está se isolando do governadores. Além dos que já eram oposição, começa a perder aliados, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSDB). Antes, já havia ocorrido o rompimento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). De acordo com o site Congresso em Foco, Bolsonaro se elegeu com o apoio de 15 dos 27 governadores eleitos em 2018, mas hoje sua base se restringe “a pouquíssimos nomes, como Ratinho Junior (PSD-PR), Marcos Rocha (PSL-RO) e Antonio Denarium (PSL-RR)”.
Ação
A 2ª Promotoria de Justiça de Açailândia propôs uma Ação Civil Pública contra o ex-prefeito Juscelino Oliveira e Silva, além de outras 10 pessoas e três empresas, por improbidade administrativa. Há ex-secretários. A ação refere-se a uma série de irregularidades na execução de obras no município.
Comentários