Reação

O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro rendeu. Fora aliados e eleitores seus mais radicais, ele foi muito criticado ao defender o fim do isolamento social e a reabertura das escolas. Veja o que disseram alguns gestores públicos e entidades da àrea de saúde:
“Neste momento grave, o País precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população”. Presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
- “O pronunciamento do presidente foi equivocado ao atacar a imprensa, os governadores e especialistas em saúde pública. O momento exige que o governo federal reconheça o esforço de todos”. Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados. 
-  “ O momento é grave, não cabe politizar, mas opor-se aos infectologistas  passa dos limites. Se não calar estará preparando o fim. E é melhor o dele que de todo o povo. Melhor é que se emende e cale”. Ex-presidente Henrique Cardoso.
- “Nós não vamos aceitar isso do presidente. Isso não faz parte da postura de um governante. Tem uma frase do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que faz muito sentido neste momento: na política e na vida, a ignorância não é uma virtude”. Ronaldo Caiado, governador de Goiás. 
- “Vamos continuar seguindo as instruções da ciência. Temos a maioria dos países caminhando em direção à prevenção. Mas, apenas para o presidente brasileiro, a vida pode ser sacrificada”. Governador Flávio Dino.
-  “Uma afronta grave à Saúde e à vida da população. Sua fala prejudica todo o esforço nacional para que o Sistema Único de Saúde (discurso da morte’”. Entidades de saúde coletiva e da bioética.
- “Na contramão de todas as orientações passadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e especialistas em infectologia, que recomendam o isolamento social como forma de conter a disseminação do novo vírus”. Sociedade Brasileira de Mastologia. 

Prudência

Está faltando mais responsabilidade na divulgação, em redes sociais, sobre o grave problema do Coronavírus. Ontem surgiram informações sobre dois homens que estariam em Imperatruz infectados, vindos na semana passada de São Paulo. Inclusive divulgaram nomes. É preciso mais cuidado, porque, pelo menos até a tarde de ontem, as autoridades de saúde não haviam confirmado nenhum caso da doença em Imperatriz.  

Faltando

Ontem, a moradora do Residencial Sebastião Régis, blogueira Kelly Queiroz, revelou que há 15 dias está faltando água na maior parte daquele local. “Está faltando na parte alta do residencial. Não é a bomba. E ninguém sabe justificar”, disse Kelly.  Ela pede que a Caema tome providências.

Prorrogação

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) solicitou ao governador Flávio Dino e ao secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro, o adiamento do prazo de recolhimento de impostos devidos pelas micro e pequenas empresas ao Fisco Estadual, bem como o envio das declarações acessórias, DIEF e outros, exigidos pela Secretaria da Fazenda, para o segundo semestre do ano, seguindo a prorrogação realizada pelo Governo Federal enquanto estiver em vigor o Plano de Contingência para o combate ao Coronavírus. “Essa medida visa à preservação das micro e pequenas empresas, que são uma das responsáveis pelo crescimento econômico e desenvolvimento social. É de extrema importância esse adiamento, pois elas têm enfrentado dificuldades na obtenção de capital de giro e acesso a linhas de créditos”, observou o parlamentar.