Será?

Ontem surgiu a informação de que o vereador João Francisco Silva estaria deixando o PRB para se filiar ao PSD, em Imperatriz comandado pelo empresário Rodrigo Brasmar, pretenso candidato a prefeito. Mas políticos de influência duvidam que ele vá para o PSD, a não ser que o partido não tenha candidato a prefeito. A questão é João Silva é aliado do prefeito Assis Ramos (MDB), inclusive  sendo o líder do Governo na Câmara. E pelo menos até o momento não existe possibilidade de rompimento. Há, inclusive, quem aposte que o PSD não dará legenda a Rodrigo Brasmar para disputar a prefeitura. Acontece que o partido é presidido no Maranhão pelo deputado federal Edilázio Júnior, que em conversa com um político local, que queria o comando da sigla, confessou que só aceitaria se ele apoiasse Assis Ramos. Pode até ser que Edilázio possa ter mudado de pensamento, mas é muito difícil. É aguardar.

Confirmado 

O PSL, ex-partido do presidente Jair Bolsonaro, confirmou a pré-candidatura do Pastor Laércio Castro à prefeitura de Impereatriz. O martelo foi batido durante encontro em São Luís com o presidente estadual da sigla, vereador Chico Carvalho. Em Imperatriz, o PSL é comandado pelo ex-vereador Raimundo Roma. 

Apoio 

Pré-candidata a vereadora, a líder comunitária Toinha da Cafeteira anunciou que vai apoiar o pré-candidato a prefeito José Carlos Barros, presidente da Câmara Municipal. Segundo uma fonte tucana, na quarta-feira Toinha teve um encontro com o pré-candidato Sebastião Madeira (PSDB), e na semana passada com a pré-candidata Mariana Carvalho (PSC). Até as convenções, vai estar com quem mesmo?

Fechada

Ontem à tarde o presidente municipal do PDT, vereador Alberto Souza, informou que o partido já fechou a lista de pré-candidatos a vereador.  "Temos bons nomes. Alguns já testados nas urnas em outras campanhas. O PDT de Imperatriz vai trabalhar para eleger no mínimo três vereadores", disse Alberto Souza, otimista. 

João Renôr

Ontem, 20, fez quatro anos da morte do historiador João Renôr Ferreira de Carvalho, natural de Riachão-MA. Ele era professor de História da UFMA e foi diretor do Campus-Imperatriz. Também foi reitor das universidades federais do Piauí e Amapá, além de membro da Academia Imperatrizense de Letras. Entre os livros lançados por João Renôr, estão "Ação e Presença dos Portugueses na Costa Norte do Brasil no século XVII - A Guerra no Maranhão 1614-1615", "A resistência indígena no Piauí Colonial: 1737-1774" e "Momentos de História da Amazônia". 

Medidas

Um dos bares/restaurantes mais frequentados de Imperatriz, na rua Godofredo Viana, fechou por 30 dias por conta do coronavírus. Outras casas do ramo deverão seguir o exemplo. Em São Luís, o  presidente regional da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Gustavo Araújo, reuniu-se  com representantes do Procon-MA para discutir o funcionamento do setor. Algumnas medidas já foram adotadas, como a redução de número de mesas e da capacidade de lotação, respeito à distancia de dois metros entre as pessoas, desinfecção contante de móveis, utensílios e equipamentos, disponibilização de álcool gel para clientes e funcionários, além da redução na programação para evitar aglomerações.