Absurdo
Diante de um quadro tão grave, ainda há irresponsáveis em redes sociais soltando fake news sobre o coronavírus, ajudando a espalhar o medo na população. Isso representa perigo, porque pode prejudicar a luta contra o COVID-19. No início dos casos, na China, circularam vídeos falsos de pessoas desmaiando nas ruas e outros atribuindo o surgimento a hábitos alimentares dos chineses. O Ministério da Saúde disponibiliza na página saude.gov.br/fakenewscoronavirus uma lista de mitos que circulam pelas redes sociais, como a notícia falsa de que o chá quente é capaz de matar o vírus. O Ministério também tem um número para atendimento pelo WhatsApp: 61 99289-4640. Há poucos dias foram compartilhadas informações de que teria uma pessoa infectada em Imperatriz, o que foi desmentido pelos órgãos de Saúde. É verdade que coronavírus é uma realidade em todo o mundo, mas as pessoas precisam acreditar no que são noticiados por órgãos de crebilidade, como os canais oficiais do goverrno.
E...
Usando máscara, ontem o presidente Bolsonaro falou sobre o coronavírus e anunciou que o ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, também está infectado pelo novo coronavírus. Outros auxiliares que estavam na comitiva em visita aos Estados Unidos contraíram o vírus, como o chefe da Secom, Fabio Wajngarten, o diplomata Nestor Forster, o secretário de Comércio Exterior, Marcos Troyjo, e o ministro da Segurança Institucional, general Augusto Heleno. Ao todo, 17 membros da viagem têm o vírus. Bolsonaro já realizou dois testes, que deram negativos.
Tocantins
Conforme informou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), ontem foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus na capital. A paciente, uma mulher de 42 anos, participou de um congresso em Fortaleza e chegou em Palmas no dia 8 de março, aparecendo os sintomas no dia 11. Antes já havia sido noticiado o caso de outro participante do evento.
Filiação
Nesta quarta-feira foi comentado que o empresário Alfredo Vidal iria se filiar, ainda ontem, no PDT. E seu nome seria lançado como pré-candidato a vereador. A tendência do PDT é apoiar a pré-candidatura do deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) a prefeito, mantendo a aliança com o partido comunista sob a liderança do governador Flávio Dino.
Apelo
“Se o presidente Bolsonaro, que é tão criticado no Maranhão, teve a iniciativa de antecipar o benefício do INSS, acredito que nossos governantes também poderiam retardar o aumento na contribuição previdenciária dos servidores e esperar passar a pandemia do coronavírus”. A afirmação é do deputado estadual César Pires (PV), ao apelar ao governador Flávio Dino que enquanto durar a pandemia do coronavírus, seja adiada a cobrança das novas alíquotas da contribuição previdenciária, que devem ser descontadas dos salários dos servidores estaduais a partir deste mês.
Imperatriz
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) monitora um caso suspeito de COVID-19 em Imperatriz. Já foram notificados 57 casos no estado. Desses, 20 foram descartados por diagnóstico laboratorial e cinco foram excluídos após a investigação apontar que não atendiam os critérios de definição de caso suspeito. Até ontem, não havia nenhum caso confirmado no Maranhão. Os casos monitorados estão em São Luís, Caxias e Imperatriz.
Comentários