Filiação
Dentro do seu projeto de ser candidato a governador em 2022, o senador Weverton Rocha está reforçando o PDT no Estado, realizando filiações de pré-candidatos a prefeito e a vereador. No final de semana aconteceu um grande ato em Buritirana, quando o pré-candiadato a prefeito Tony Brandão se filiou ao PDT, deixando o PSDB. Presentes o próprio Weverton, o deputado estadual Antonio Pereira (DEM), o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Erlânio Xavier, vários prefeitos e outras lideranças. Tony é sobrinho do prefeito Vagtônio Brandão (PSDB), que não foi reeleito e, portanto, não pode ser candidato em 2020. O interessante é que, enquanto outros partidos ainda nem definiram seu pré-candidato, em Buritirana o PDT já está com a chapa majoritária pronta. O vice de Tony Brandão é José Andrade, secretário municipal de Saúde.
No páreo
Manoelzinho Garimpeiro confirmou à coluna, ontem, que é pré-candidato a prefeito de Imperatriz. “Sou pré-candidato e só Deus tira, até porque há muitos anos já venho com esse propósito. Quero deixar um legado na cidade”. Ele está trabalhando na aticulação junto a lideranças para ganhar apoio e fortalecer o seu nome. Manoelzinho é filiado ao PMB (Partido da Mulher Brasileira), do qual é o presidente municipal. Ele revela que tem a garantia do partido para ser candidato. “Não tem político para me tomar o partido, então só Deus para me tirar essa pré-candidatura”, assegurou Manoelzinho.
Relembrando
Para quem não se lembra mais, no dia 10 de agosto de 2016 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que candidatos que tiveram contas rejeitadas apenas por Tribunais de Contas estaduais poderiam disputar as eleições municipais que de outubro de 2016. Segundo entendimento da maioria dos ministros do Supremo, os candidatos só podem ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa, perdendo a possibilidade de se eleger, se tiverem contas reprovadas por câmaras municipais.
Reação
“É atentado contra a democracia, sim, um presidente da República participar de evento que pede o fechamento do Congresso e do STF”. A afirmação é do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), ao falar sobre a partricipação do presidente Jair Bolsonaro em manifestação pelo fechamento do Congresso e do STF, além de ter desrespeitado determinações do seu próprio Ministério da Saúde sobre medidas para evitar a propagação do Coronavírus. “Jair Bolsonaro passou dos limites, de todos os limites”, completou Márcio Jerry.
Suspensão
O Coronavírus está provocando a suspensão de tudo quanto é evento no País. Partidas de futebol, shows, encontros, aulas e até atos políticos. O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Otehlino Neto (PCdoB), suspendeu a sessão plenária de ontem, segunda-feira. Também decidiu pelo adiamento da 5ª edição do programa ‘Assembleia em Ação’, que seria realizada em Itapecuru na próxima sexta-feira. Melhor se prevenir...
E...
A sessão plenária não deliberativa do Senado marcada para ontem foi cancelada pelo presidente Davi Alcolumbre. De acordo com o artigo 4º do Ato do Presidente 4/2020, “enquanto perdurarem as medidas de contenção da Covid-19, somente serão realizadas reuniões de comissões e sessões plenárias deliberativas”. Também foi cancelada a sessão de premiações e condecorações agendada para esta quarta-feira (18). A sessão deliberativa ordinária desta terça-feira (17) está mantida para as 14h.
Comentários