Apoio

Com as presenças de lideranças de partidos, o PP realizou na noite desta quinta-freira o ato de inauguração da sua sede, na Avenida Pedro Neiva de Santana. Presente o presidente estadual da sigla, deputado federal André Fufuca. No ato, o PP lançou a pré-candidatura do ex-prefeito Ildon Marques de Souza. Representando o PROS, discursou a vereadora Maura Barroso. No seu discurso, ela disse que “o PROS está quase alinhado, conversando e namorando com o Partido Progressista”. Maura é da base do prefeito Assis Ramos na Câmara. Não se sabe ainda se  com a adesão à pré-candidatura de Ildon ela vai permanecer apoiando a administração ou passa a integrar o grupo de oposição. Mas até o mês das convenções, julho, quando são oficializadas as alianças,  devereá se manter na mesma situação. Durante o evento, o vereador Fábio Hernandez se filiou ao PP, ele que se elegeu pelo PSC e depois de três anos apoiando o governo municipal resolveu romper.  Também estão deixando o PSC os vereadores Adhemar Freirtas Jr. e Pedro Gomes. Os dois ainda não decidiram quem apoiar para prefeito. 

Ausência 

No evento realizado pelo PP, um fato chamou a atenção. Os presentes estranharam a ausência do vereador Hamilton Miranda, que é filiado ao partido. Comenta-se que o vereador justificou sua ausência alegando que não teria sido convidado. Se realmente foi isso, é uma falha imperdoável da  direção do PP. Hamilton foi o único candidato eleito pelo partido, em 2016. Atualmente ele é da base de sustentação da  administração Asss Ramos, e chegou a assumir o cargo de líder do Governo, agora sendo exercido pelo vereador João Silva.

E...

Chegando o prazo final para a mudança de partido, o quadro começa a se desenhar, com alguns pré-candidatos a vereador  já assinando ficha de filiação, como fez o vereador Fábio Hernandez. E assim, indica qual candidato vai apoiar. Ele já vinha indicando que apoiaria Ildon Marques, pois há cerca de um mês esteve participando de uma reunião na casa do pré-candidato. O prazo para filiação para quem deseja disputar a eleição 2020 termina dia 3 de abril. 

Mulher

O deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) anunciou que neste sábado,14, estará sendo realizado um ato de lançamento do “Movimento Imperatriz Pode Mais com Mulheres”. “Nesse encontro reforçaremos o acolhimento de lutas pelos direitos das mulheres, bem como reafirmaremos nossas bandeiras, junto com elas”,  destacou o deputado.    

Murchando?

Recetemente houve a informação de que o PDT iria perder o deputado  federal Gil Cutrim e o deputado estadual Glalbert Cutrim, que são irmãos. Agora informa-se que o deputado estadual  Fábio Macedo também está saindo do PDT. As baixas no partido são ruins para o projeto do senador Weverton Rocha, que deseja disputar o Palácio dos Leões, em 2022.  Fábio Macedo vai se filiar ao  Republicanos (ex-PRB), do vice-governador Carlos Brandão, que também tem pretensão de disputar o governo do estado. 

Sem mudança 

A Executiva Nacional do PT decidiu pela manutenção de Augusto Lobato no comando do Diretório Estadual do PT no Maranhão. Havia um imbróglio relacionado ao  PED (Processo de Eleições Diretas), e com a decisão da Executiva Nacional a chapa  “Unidade Petista por Lula Livre” saiu vitoriosa. A articulação foi feita pelo deputado estadual Zé Inácio.