Pré-campanha
O ex-prefeito Sebastião Torres Madeira (PSDB) disse ontem que “está indo bem” a pré-campanha às eleições de 4 de outubro. Ele revelou que ainda não tem previsão de quantos partidos poderão participar do arco de aliança liderado pelo PSDB. Mas entende que não seria vantajoso um número exagerado de partidos, como aconteceu em uma de suas campanhas em que foi derrotado. Acredita que até o início do período de convenções, o mês de julho, terá definidas as siglas que o acompanharão. Mas adiantou que um dos partidos pode ser o PODEMOS, que no estado é comandado pelo deputado federal Eduardo Braide e em Imperatriz por Josivaldo JP. Também há a questão da escolha do vice, e a vaga é exatamente para ser levada em conta na hora dos fechamentos dos acordos. Sobre a notícia de que teria convidado a radialista Cláudia Batista para ser vice, Sebastião Madeira disse que fez em tom de brincadeira, quando estava sendo entrevistado por ela. Mas considera um nome importante.
Filiação
Ainda na conversa que teve ontem com este colunista, Sebastião Madeira informou que entre os novos filiados do PSDB está Valéria Amorim, filha do ex-prefeito Carlos Gomes de Amorim. Segundo ele, Valéria poderá ser candidata a vereadora. Vale lembrar que o seu irmão, Carlinhos Amorim, também tem a pretensão de disputar uma das cadeiras do Palácio Dorgival Pinheiro de Souza. Atualmente ele é filiado ao PDT.
AL dominada
Dos 42 deputados com assento na Assembleia Legislativa do Maranhão, 39 são apoiadores do governo Flávio Dino. Fazem oposição apenas os deputados César Pires (PV), Adriano Sarney (PV) e Wellington do Curso (PSDB). Como se vê, o Palácio dos Leões não tem qualquer dificuldade para ter aprovadas as matérias do seu interesse. Há deputados que preferem se “suicidar” politicamente aprovando matérias “impopulares” do que votar contra. Rildo Amaral (SD) poderia ser a exceção, já que em votação recente de projeto relacionado aos policiais militares ele ficou contra. O tempo de serviço para o militar se aposentar passou de 30 para 35 anos.
Frente feminina
A Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio, durante sessão solene presidida pela deputada estadual Daniella Tema (DEM), autora da proposição. Em seu discurso, Daniella destacou a importância da Frente Parlamentar, revelando os números alarmantes sobre o feminicídio no estado. A deputada foi enfática ao falar sobre relatórios atuais levantados pela Casa da Mulher Brasileira e pelo Ministério Público do Maranhão. “Em 2019, foram registrados 51 casos em nosso Estado, sendo o maior dos últimos anos (empatando com 2017). Ainda estamos no começo de 2020 e já foram registrados 10 casos no total. Não podemos aceitar essa realidade cruel”, afirmou a parlamentar.
Rodovia
A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) aprovou nesta terça-feira (10) um projeto que autoriza a construção de um novo trecho rodoviário no Maranhão. Com 140 quilômetros de extensão, a rodovia vai ligar a BR-122 à BR-402 e será incluída no Plano Nacional de Viação. Segundo o relator do PL 2124 de 2019, senador Weverton (PDT-MA), a obra deve estimular a economia e o turismo do Maranhão e de estados vizinhos.
Ele disse
“O Parlamento tem dado uma mensagem clara à sociedade brasileira. Estaremos atentos e vigilantes e não nos furtaremos de tomar a dianteira nas decisões importantes para o nosso país”. Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em discurso no evento de lançamento da filial brasileira da emissora norte-americana CNN, em São Paulo.
Comentários