Dois partidos

Interessante o artigo de Theo Rodrigues, sociólogo e cientista político, publicado no site “O Cafezinho”. Ele aborda a proposta de troca de nome do PCdoB, destacando o que seria o lado negativo dessa mudança. Citando Jandira Feghali e Luciana Santos como contrárias, ele dá  exemplo:  - “Os críticos da mudança sustentam, em geral, três argumentos: (1) o exemplo italiano em que o PCI sumiu do mapa político do país após mudar de nome; (2) o exemplo brasileiro em que o PCB, após mudar para PPS, mudou também de programa em direção ao projeto liberal de terceira via; (3) por fim, a ideia de que a mudança de nome acarretaria no fim do ator político responsável por ser o guardião da memória e da tradição comunista no Brasil”. 
Theo Rodrigues observa que “em meio a essa polêmica pública e a essa disputa interna, surge uma solução que parece ser a mais viável e menos conflitiva: a tese dos dois partidos. Sem precedentes no cenário internacional, a tese dos dois partidos aponta para a manutenção do PCdoB como guardião do movimento comunista no Brasil, ao mesmo tempo em que é criado um novo partido que tenha como centralidade política a disputa eleitoral. Os dois partidos teriam táticas distintas, mas fariam parte do mesmo objetivo estratégico, com afinidade programática e alinhamento político. Se assim desejar, Flávio Dino e outras lideranças políticas poderiam disputar a eleição de 2022 por esse partido, em coligação com o PCdoB, mas sem ter o suposto ônus eleitoral de carregar a foice e o martelo”. 

Homenagem

O deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) foi homenageado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pelo seu empenho a favor da bonificação nas notas do Enen para estudantes  do Maranhão. “Esse gesto da UFMA aumenta ainda mais minha responsabilidade com a Instituição”, destacou Marco Aurélio.   

Presenças 

O presidente municipal do PTB, pastor Célio Henrique, confirmou para o próximo dia 7, sábado, o encontro do partido em Imperatriz. Será a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal, com as presenças do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson; do ex-deputado federal Pedro Fernandes, 1º suplente de senador; do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, presidente estadual da sigla, e do deputado estadual Pastor Cavalcante. 

E...

Durante o encontro o PTB receberá novos filiados, dentre eles os ex-vereadores Nival Coelho, Arnaldo Junior e Valmir Magalhães, além de Messac Cerqueira, João Paiva Jr, Waci Freitas e Renê Souza. O ex-vereador Joel Costa também deve se filiar, mas não seria candidato. Faria parte da área de articulação do partido. 

Perdas 

Revela-se que o PDT maranhense está perdendo duas peças importantes dos seus quadros. São o deputado estadual Fábio Macedo e o deputado federal Gil Cutrim. Um desfalque nada bom para o projeto do senador Weverton Rocha de concorrer ao governo do Estado em 2022, pois perde dois aliados de peso. Há a possibilidade de Macedo se filiar ao Republicanos, comandando pelo vice-governador Carlos Brandão e pretenso candidato à sucessão de Flávio Dino. 

Tiroteio

Senadores pedem que o presidente da República, Jair Bolsonaro, se pronuncie oficialmente sobre a manifestação convocada pelas redes sociais para o dia 15 de março. Já o movimento de oposição ao governo também convocou a população para protesto contra o autoritarismo, no dia 18 de março.