Briga de foice
A briga no Democratas já começou. Passadas as festividades de inauguração da nova sede, acontecida no início do mês, vem agora o processo de formação do time de pré-candidatos e pré-candidatas que disputarão o pleito em outubro. O vai e vem de nomes para as filiações ganhou um ritmo frenético, quando muitos perceberam a importância de disputar a eleição em um partido que tem candidato na majoritária, no caso o próprio prefeito Assis Ramos. Comenta-se que já está praticamente fechada a chapa no DEM, com dois vereadores, mais três ex-vereadores, além de secretários municipais e outras grandes lideranças. É briga de gente grande. A expectativa lá é que façam entre 3 e 4 vereadores. Vamos aguardar o desfecho.
Janela partidária
Para esquentar o jogo mais ainda, a justiça eleitoral autoriza no próximo mês a chamada janela partidária, período que os vereadores podem mudar de sigla sem prejuízos, como perda de mandato. A estimativa é de que quase uma dúzia dos atuais vereadores trocarão de legenda visando o embate de 4 de outubro. Alguns já decidiram. Vamos ficar de olho.
No páreo
O ex-vereador Nival Coelho reafirma que é pré-candidato a vereador. Ele só ainda não definiu o partido em que vai se filiar, mas tem o prazo até 3 de abril. “As conversas estão adiantadas”, disse Nival, que exerceu dois mandatos. Foi eleito em 2000 e se reelegeu em 2004.
Fiscalização
A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou nesta quarta-feira (19), em São Paulo, sorteio de municípios que serão fiscalizados em 2020 quanto à aplicação de recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais. Foram sorteados 60 municípios com população de até 500 mil habitantes. O número de municípios sorteados em cada estado varia de um a cinco. Do Maranhão foram sorteados os municípios de Lago do Junco, Amapá do Maranhão e Arari.
Crítica
Ferrenho opositor do governo do estado, o deputado Adriano Sarney (PV) considerou “puro marketing” o pedido de audiência com o presidente Jair Bolsonaro, feito pelo governador Flávio Dino, para oferecer ajuda na recuperação de estradas federais no Maranhão. Adriano observou que as próprias estradas estaduais “estão precárias”.
Ele disse
“Trocar a foice e o martelo pelo verde e amarelo é uma tática eleitoral”. Governador Flávio Dino (PCdoB), em entrevista à Revista Veja.
Tem mais
O deputado estadual Duarte Jr (PCdoB) protocolou uma indicação legislativa que visa diminuir a conta de luz de todos os moradores da cidade de São Luís e, além disso, incentivar a geração de empregos na capital. O projeto foi apresentado após amplo estudo sobre a CIP, que é a contribuição de iluminação pública municipal. Ele identificou que é possível abater da conta dos consumidores o que a prefeitura arrecada a mais com essa taxa mensalmente. Boa iniciativa do deputado, mas que ele também veja questões de taxas e impostos em relação ao Estado.
Comentários