Chapa
A cada passo que um pretenso candidato a prefeito dá, surgem especulações, algumas sem rumo, porém como se trata de política nada pode se descartar. O médico Daniel Fiim decidiu ser candidato e está buscando se viabilizar pelo MDB, mas como não será fácil por lá, porque o partido pode continuar com Assis Ramos (DEM), ele deve procurar outra legenda, se não for mesmo vice do prefeito. Mas o que se especula mesmo é uma suposta chapa Daniel Fiim/Marco Miranda, repetindo o que os seus pais fizeram em 1988, quando disputaram a prefeitura com o então deputado Davi Alves Silva. Leo Franklin, pai de Marco, encabeçou a chapa e Francisco Fiim foi o vice. Só que agora seria o contrário – Daniel prefeito e Marco vice. Mas isso ainda não passa de especulações que tomaram conta das redes sociais. É aguardar.
Na disputa
Mais um militar decidiu disputar as eleições 2020, como candidato a vereador. É o Cabo Alcidélio, de família tradicional de Imperatriz, e terá um forte apoio, que certamente lhe garantirá uma cadeira no Palácio Dorgival Pinheiro de Souza. O apoio é do deputado estadual Rildo Amaral, que desfruta de um grande prestígio junto à classe policial militar. Alcidélio ainda não definiu o partido.
Aproximação
Falando sobre a quarta edição do “Assembleia em Ação”, realizada na sexta-feira em Imperatriz, o deputado Rildo Amaral disse que a AL, com esse perfil itinerante, “aproxima-se cada vez mais do povo, oportunizando a participação popular e da Casa entender as diversas visões das regiões do Estado”. Destacou que “o Maranhão é muito grande e, por isso, a Assembleia precisa estar cada vez mais perto de toda nossa população. Sem dúvida alguma, o presidente está de parabéns pela excelente iniciativa”.
Prego batido, ponta virada
Ontem o ex-prefeito Ildon Marques (PP) participou de reuniões em São Luís com lideranças políticas, entre elas o presidente estadual do PP, deputado André Fufuca, e o governador Flávio Dino. Ildon Marques é pré-candidato a prefeito e o grupo liderado pelo governador também tem o deputado Marco Aurélio como pré-candidato. A expectativa dos comunistas de Imperatriz era que Flávio Dino conseguisse convencer Ildon a desistir para apoiar Marco Aurélio. Mas segundo uma fonte ligada ao ex-prefeito, ele volta da capital “candidatíssimo”. Ildon estava acompanhado do seu aliado de linha de frente Frederico Ângelo, presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense.
E...
Em São Luís, os partidos já estão definindo alianças majoritárias. O PSD, por exemplo, já garantiu apoio ao pré-candidato a prefeito, deputado federal Eduardo Braide (PODEMOS). O também deputado federal Edilázio Júnior, presidente do PSD, bateu o martelo ontem. Com isso, Braide ganha um tempo significativo no horário do programa eleitoral no rádio e tv.
CPI
De acordo com a Agência Câmara, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News ouve nesta semana os proprietários da empresa Yacows, uma das acusadas de operar disparos em massa em favor de campanhas políticas durante as eleições de 2018. A pedido do deputado Rui Falcão (PT-SP), na quarta-feira (19) serão ouvidos os sócios-proprietários da empresa, Flávia Alves e Lindolfo Antônio Alves Neto. Na semana passada, a CPMI ouviu o ex-funcionário da Yacows Hans River do Nascimento. De acordo com ele, para enviar as mensagens em massa, a empresa mantinha um cadastro de nomes e CPFs, lista que era usada para registrar chips de celular.
Comentários