Nível

A campanha eleitoral, oficialmente, só começa após as convenções, que serão realizadas em julho. Portanto, ainda falta um bom tempo. Mas o clima eleitoral em Imperatriz já anda quente, inclusive com cenas de baixaria. E já começam a prejudicar, indiretamente, até que não tem nada a ver com o peixe. É o sinal de que poderemos ter uma disputa muito acirrada e marcada por lances que marcarão a campanha de forma negativa, enquanto que o nível deveria ser alto, até porque o povo quer ouvir propostas, soluções para os inúmeros problemas existentes, e não guerrinha inútil. A política que vem sendo praticada aqui está baixa para a grandeza de Imperatriz.

Será?

Político de grande influência em Brasília revela que a qualquer momento pode estourar uma “bomba” em uma cidade da região. Um ex-gestor seria atingido. 

Conquistas

Ontem o governador Flávio Dino comemorou novas conquistas do governo: ampliação da radioterapia do Hospital Aldenora Bello; início do programa Mais Cirurgias (meta de 70 mil cirurgias eletivas); inauguração do edifício João Goulart; investimentos privados no centro histórico, com o programa Nosso Centro. Em vídeo, ele explicou conquistas na área de tratamento de câncer no Maranhão: ampliação da radioterapia em São Luís e implantação em Imperatriz; oncologia em Caxias; oncologia infantil em Imperatriz; e hospital público exclusivo para o câncer. Prometeu que terá mais. É aguardar.

Data

Conforme informação da Assessoria de Imprensa, o Ministério Público do Maranhão realizará na próxima terça-feira, 28, a audiência pública para discutir a situação da Fundação da Criança e do Adolescente em Imperatriz. Será na Câmara Municipal, a partir das 9h. Foram convidados a presidência da Funac e direção das unidades, Secretaria Estadual de Direitos Humanos,  Secretaria de Infraestrutura e Obras, Secretaria de Segurança Pública, Delegacia Regional,  comandos dos batalhões de Polícia Militar, OAB e Defensoria Pública. De iniciativa da 7ª Promotoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente de Imperatriz, cujo titular é o promotor Alenilton Santos, a audiência tem como objetivo discutir soluções para sanar a crise da Funac no Três Poderes, que desde o ano passado registra fugas, motins e morte de internos.

Aprovado 

Com as galerias lotadas de servidores públicos pressionando, depois de muita celeuma finalmente ontem a Câmara Municipal de Imperatriz começou a votar os três Projetos de Lei Ordinária do Poder Executivo - o PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual). Ontem foram aprovadas as duas primeiras.  A demora na aprovação do Orçamento preocupa a prefeitura, porque poderia ficar impossibilitada de cumprir com suas obrigações, o que “amarraria” a máquina administrativa. 

Avaliação

Pesquisa CNT de Opinião, realizada em parceria com o Instituto MDA, revela que a aprovação do governo Bolsonaro subiu  de 29,4% para 34,5%,  nos últimos cinco meses. A reprovação do governo caiu de 39,5% para 31%. Entre os entrevistados,30,1% consideram que a área com melhor desempenho do governo é o combate à corrupção, seguido por economia, 22,1%, e segurança, 22%. As áreas com a pior avaliação são: saúde 36,1%; educação com 22,9% e meio ambiente com 18,5%. A pesquisa foi realizada de 15 a 18 de janeiro de 2020. Foram 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.