Recuado

Embalado pela força da máquina administrativa e o próprio prestigio do então prefeito, Sebastião Torres Madeira, o empresário Ribinha Cunha obteve uma expressiva votação na eleição municipal de 2016 (26.587 votos – 20,03%), ficando praticamente empatado com a odontóloga Rosângela Curado, apoiada pelo governador Flávio Dino (PCdoB). Mas este ano ainda não se manifestou sobre a sua pretensão de tentar, novamente, chegar ao Palácio Renato Moreira. Mas pelo cenário, dificilmente  topará, porque não terá mais o importante apoio de Sebastião Madeira, que é pré-candidato, e tem outras “feras” para enfrentar, como Ildon Marques, Assis Ramos e Marco Aurélio. Além disso, o seu irmão, ex-deputado estadual Leo Cunha, passou a atuar politicamente em Estreito, para onde transferiu o domicílio eleitoral com a pretensão de se candidatar à sucessão do prefeito Cicinho. Ribinha disputou a prefeitura pelo PSC e atualmente está filiado ao PL. É aguardar. 

E...

Dos seis candidatos a prefeito que disputaram a eleição de 2016, possivelmente apenas dois estarão novamente concorrendo ao cargo este ano.  São Ildon Marques e Assis Ramos. Rosângela Curado já anunciou que está fora. Ribinha Cunha, Edmilson Sanches e Sandre Ricardo ainda não se manifestaram. 

Apoio

Em entrevista à Rede TVT, o ex-presidente Luís Inácio Lulada Silva admitiu apoio do PT à possível candidatura do governador Flávio Dino (PCdoB) à Presidência da República, em 2022. “Admito, como não? O PCdoB já me apoiou quatro vezes. Sabe, eu não vejo porquê... Eu gosto do Flávio Dino, acho ele uma figura competente, um companheiro da maior lealdade comigo durante todos os meus processos, então, eu tenho por ele um apreço extraordinário. Agora veja, o PT é um partido muito grande comparado ao PCdoB“, ressaltou o ex-presidente.

Esperto 

Poucas horas depois que se filiou ao Solidariedade, o juiz federal aposentado Carlos Madeira correu  para visitar o governador Flávio Dino no Palácio dos Leões. Embora neófito na política, já está demonstrando habilidade de políticos experientes. Madeira é pré-candidato a prefeito de São Luís.

Posse

Hoje o deputado estadual maranhense Zé Inácio toma posse no Diretório Nacional do PT, em reunião ordinária que será realizada em São Paulo. Haverá a presença do ex-presidente Lula e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Assim, Zé Inácio passa a ser o representante do PT maranhense no Diretório Nacional. O PT anda capengando no Maranhão, sustentando-se como um “apêndice” do PCdoB. Não é mais um dos protagonistas nem nas eleições municipais de Imperatriz, depois que Jomar Fernandes recuou.  

Água

Sobre a falta de água, ontem, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que houve “vazamentos de grande intensidade”, sendo necessário fechar alguns registros de manobras da região central de Imperatriz para a manutenção corretiva emergencial. Com isso, parte da região central e parte do Bairro Bacuri sofreram diminuição da pressão nas redes de distribuição. A Companhia prometeu o retorno do abastecimento até o final da tarde de ontem.