Huck e especulações

Uma das novidades políticas no início do ano está sendo o encontro do governador  Flávio Dino como apresentador de TV, Luciano Huck, também pretenso candidato a presidente da República. Especulou-se sobre uma possível chapa, tendo o governador maranhense como vice. Mas seus aliados já estão tratando de amenizar. O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), por exemplo, disse que “é claro que a essa altura da conjuntura, com eleições 2020 pelo meio, montagens de chapas majoritárias para Presidência são apenas o que podem ser: exercícios especulatórios. Mas são especulações que apontam para os atores políticos de maior relevâncias para 2022”. Ele lembrou que em outras ocasiões especulou-se Lula-Dino, Haddad-Dino e Dino-Haddad. Para Jerry, “as especulações comprovam, inequivocadamente, que o governador Flávio Dino goza hoje do respeito de variadas forças políticas  em todo o País. Reconhecidamente do que estadista que é, do político e gestor  competente que é”. Ainda está muito cedo para definições de alianças às eleições de 2022. Portanto, é esperar.

E...

Em meio às especulações, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), em publicação nas redes sociais contestou a possibilidade de Flávio Dino (PCdoB) ser vice de Luciano Huck.O petista acredita que o governador do Maranhão será vice  na chapa do PT. “Com Lula ou com Haddad, Flávio Dino estará na nossa chapa nas próximas eleições presidenciais”, assegurou o parlamentar. 

Ponte

Ao tomar conhecimento que a população de São Félix, no Sul do Maranhão, há anos é obrigada a pagar pra entrar e sair do município, o senador Roberto Rocha, sensibilizado, comprou a briga e garantiu que a ponte será feita. Em mensagem dirigida à população de São Félix e ao vereador Junior Cardoso, Roberto Rocha declarou que “sou filho de sertanejo, criado com costela de boi, sopa de corredor e merenda de caroço de macaúba. Acostumado a grandes desafios, vamos libertar o povo do São Félix de Balsas, construindo a ponte sobre o Rio Balsas”.

Caindo em campo

Com a chegada de 2020, ano da eleição municipal, os pretensos candidatos a prefeito tendem a intensificar a chamada pré-campanha, que em Imperatriz foi antecipada com o lançamento da pré-candidatura do deputado Marco Aurélio (PCdoB). Além dele, já estão no “colonião” os ex-prefeitos Sebastião Madeira e Ildon Marques, o atual Assis Ramos, o vereador Zé Carlos, os neófitos Richardson Lima, Rodrigo Brasmar, Daniel Vieira, e outros. Hoje são cerca de doze pretensos candidatos. Desses, no frigir dos ovos devem sobrar uns seis. Aguardemos. 

Olha aí!

O Projeto de Lei 5355/19 concede isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o veículo comprado por mulher vítima de violência doméstica e familiar que utilize o automóvel no trabalho e seja formalizada como Microempreendedora Individual (MEI). O texto tramita na Câmara dos Deputados e foi apresentado pelo deputado Bosco Costa (PL-SE). O projeto altera a  Lei 8.989/95, que isentou os taxistas do pagamento de IPI.

Eleição

No próximo dia 12 haverá eleição suplementar para prefeito de Bela Vista do Maranhão. O pleito foi determinado pelo TSE, devido à cassação do prefeito Orias de Oliveira Mendes (PCdoB), e da sua vice, Vanusa Santos (MDB). Serão duas eleições em menos de um ano, já que em 4 de outubro haverá outra. Dá para entender? 

Em vigor

A Lei do Abuso de Autoridade (Lei 13.869, de 2019) começou a valer nesta sexta-feira (3). O texto foi aprovado em agosto passado, depois de dez anos de debates no Congresso Nacional. Entre as novidades, está a determinação de que sejam consideradas crime as interceptações telefônicas e as quebras de segredo de Justiça sem autorização judicial.