De olho na mentira
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou mais três propostas de resoluções que normatizarão as eleições municipais de 2020. Foram analisadas as minutas de instrução que tratam dos seguintes temas: Representações, Reclamações e Direito de Resposta; Registro de Candidatura; e Propaganda Eleitoral. A resolução que trata da propaganda eleitoral, condutas ilícitas praticadas em campanha e horário eleitoral gratuito traz várias inovações. Entre elas a criação de uma seção específica para tratar do poder de polícia na internet, ações de enfrentamento à desinformação, vedação da contratação ou realização de disparo em massa de propaganda eleitoral em plataformas pagas na internet. O artigo 9º da minuta, por exemplo, exige que, ao publicar conteúdos em sua propaganda eleitoral, inclusive veiculados por terceiros, o candidato, o partido ou a coligação devem verificar a fidedignidade da informação. Se o partido ou o candidato usar dados falsos, terá que garantir ao alvo do conteúdo falso direito de resposta e poderá sofrer sanções penais, entre as quais responder por crime de denunciação caluniosa.
Disposto
O médico Daniel Fim demonstra estar mesmo decidido a encarar as urnas nas eleições de 2020. Ex-candidato a deputado federal, ele pretende disputar a prefeitura. Atualmente está filiado ao PV, mas ainda não está definido se será candidato por esse partido, que em nível de estado é comandado pelo deputado estadual Adriano Sarney. Ele admite mudar, caso outro partido apresentar um projeto mais viável que o PV. Daniel Fiim obteve 22.589 votos para federal.
E...
Falando em partido, há pré-candidatos que ainda não definiram a legenda para disputar as eleições de 2020. Estão esperando o momento para não dar o pulo errado, e com isso só devem bater o martelo em março, quando se aproxima o prazo estipulado pela justiça eleitoral, que é seis meses antes do pleito, marcado para o dia 4 de outubro. Um deles é o empresário Richardson Lima, que deixou o PSDB depois que o ex-prefeito Sebastião Madeira decidiu ser pré-candidato.
Será?
Na famosa “Banca do Chico”, onde “bombam” os assuntos políticos, estão apostando como o vereador Bebé Taxista (Patriota) apoiará o pré-candidato a prefeito Marco Aurélio (PCdoB). Mas Bebé está garantindo que manterá o apoio ao pré-candidato do seu partido, o vereador José Carlos Barros, presidente da Câmara. É aguardar.
Própria
O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), reiterou que o partido terá candidatura própria em Imperatriz. No meio de semana ele teve uma reunião com o deputado estadual Roberto Costa, vice-presidente do MDB no Maranhão. Atualmente, o partido tem como opção para lançar como candidato ao Palácio Renato Moreira o agropecuarista Franciscano Soares, que foi prefeito por dois mandatos em São Francisco do Brejão.
Novo superintendente
O Ibama no Maranhão já tem novo superintendente. É Ítalo Cardoso Lima e Silva, que morou em Imperatriz quando cursava Direito na UFMA. Ontem ele esteve na cidade e conversou com servidores do órgão para um “alinhamento de postura de trabalho”. Também fez visitas institucionais a órgãos estaduais e federais para trabalharem integrados visando dar respostas à sociedade. No início da tarde Ítalo visitou O PROGRESSO, acompanhado do Gerente Regional do Ibama, Marco Miranda.
Comentários