Biometria

O presidente do TRE-MA, desembargador Cleones Cunha, anunciou o término da biometria no estado. A partir de agora, os eleitores dos 217 municípios maranhenses serão identificados pelas suas impressões digitais na hora de votar. “Este é um momento histórico. O que nós queremos anunciar é que o Maranhão está 100% biometrizado. Somos o 15º estado da federação a concluir a biometria. Um estado em que ninguém votará no lugar de ninguém e não votará duas vezes. Cada eleitor, cada pessoa física, corresponderá a um voto”, destacou o presidente. Apenas 256 mil eleitores ainda não fizeram o recadastramento biométrico, o que corresponde a 5,64% do eleitorado, índice considerado pequeno. O eleitor que não possui dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral deverá procurar um cartório eleitoral ou posto de atendimento para se regularizar até o dia 6 de maio de 2020.

Eleição no TJ

Ontem o desembargador Lourival Serejo foi eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Foram 16 votos, contra 14 da desembargadora Nelma Sarney.  Serejo só assume em abril do próximo ano, em substituição ao desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e o mandato vai até abril de 2022. O vice-presidente eleito é o desembargador José Bernardo Rodrigues, que foi candidato único. Para a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), foi escolhido o desembargador Paulo Velten, que venceu Maria das Graças Duarte, por 16 a 14.

Direto

A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou Projeto de Lei que obriga o Governo do Estado a fazer as transferências voluntárias de ICMS direto aos fundos municipais de saúde. O autor do projeto é o deputado Jair Farias (MDB), atendendo reivindicação do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde. “Os recursos sendo repassados diretamente aos fundos municipais de saúde proporcionam um melhor planejamento por parte dos gestores”, enfatizou o deputado. Outro ponto importante da lei é que os recursos não poderão sofrer contingenciamento. 

Rumo 

Em São Luís, o PROS pode apoiar o candidato a ser lançado pelo PCdoB, possivelmente o deputado federal Rubens Júnior. Pelo menos é o que demonstra a vontade do presidente estadual do partido, deputado federal Gastão Vieira.  E em Imperatriz, quem o PROS apoiaria? Recentemente o partido sofreu um esvaziamento, com a saída de diversos filiados, inclusive o presidente da sigla, Célio Henrique, que juntamente com o seu grupo foi para o PTB. Com isso, o PROS passou a ser comandado pela vereadora Maura Barroso. Se o partido seguir o exemplo de São Luís, apoiará o deputado Marco Aurélio. É aguardar.    

PSC

Em busca do fortalecimento do partido para as eleições municipais de 2020, no final de semana o deputado federal Aluísio Mendes esteve visitando municípios da região tocantina, acompanhado da vice-presidente do PSC no Estado, Cristiane Damião. ex-prefeita de Bom Jesus das Selvas. O dirigente do partido reuniu-se com várias lideranças do PSC,  como o vereador de Imperatriz Fábio Hernandez, Paulo Palmireno (Davinópolis), Neuton da Talismã (Governador Edison Lobão), Ten. Mauro (Itinga), Sônia Maria (São Pedro da Água Branca), Dr. Malaquias (Açailândia) e Bermuda (Campestre do Maranhão). Também esteve com a prefeita de Amarante, Joice Marinho, e Dr. Marcone.