Transparência
 
Entre os anos de 2013 e 2019, a União pagou mais de R$ 9,6 bilhões a estados e municípios a título de precatórios do Fundef. Esses recursos devem ser destinados exclusivamente à manutenção e ao desenvolvimento do ensino para a educação básica pública (MDE), conforme entendimento firmado pelo Acórdão 1824/2017-TCU-PL, da relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues. Apesar do montante expressivo, não era simples identificar informações básicas sobre os pagamentos desses recursos pela União aos estados e aos municípios (como a data do pagamento e o número do processo), dificultando o controle social. Para ampliar a transparência e reverter esse quadro, o Tribunal de Contas da União (TCU) lançou painel de informações que dá visibilidade aos dados dos pagamentos dos precatórios do Fundef. A solução transformou dados primários em um repositório organizado e consolidado e contém um painel que permite acesso simples, sem a necessidade de senha. É possível utilizar filtros por estado e por ano de pagamento e fazer a conferência dos valores por processo ou por município.

Atirando no pé

Há pré-candidatos a prefeito que tem centrado seus ataques ao prefeito Assis Ramos e, assim, beneficiando os outros adversários. Enquanto atacam apenas um alvo, os outros estão voando em céu de brigadeiro, e sem a necessidade de gastar munição. Uma estratégia errada de quem está buscando apenas um alvo, até mesmo porque, no entendimento deles, o prefeito não seria  o adversário com maior potencial. E se assim pensam, por que deixam os outros, os “mais fortes”,  nadando de braçada? Marco Aurélio, Ildon Marques e Sebastião Madeira agradecem...

E...

Agora é preciso o prefeito ter mais cuidado nas ações. Não pode ficar “levantando a bola” para o adversário chutar. Entende-se perfeitamente a intenção da colocação de internet aberta em frente ao cemitério. Ali tem uma parada de ônibus e também beneficia moradores do bairro Santa Inês. Mas a forma como foi colocada na placa, deixou brecha para os “secadores” da administração fazer a festa.  

Piracema

Está marcada para hoje, às  9h, uma reunião da Colônia dos Pescadores Z-29. O presidente da entidade, Salomão Santana, vai conversar com os associados sobre o período defeso (paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies) e outros assuntos de interesse da classe. 

Não abre

“... No que diz respeito à minha pré-candidatura a prefeito de nossa capital, após recentes movimentos envolvendo a ex-governadora Roseana Sarney, da qual sou aliado e sobrinho, nada muda”. A declaração é do deputado estadual Adriano Sarney, filho do ex-deputado federal Zequinha Sarney, ao reafirmar a sua disposição de ser candidato em 2020.  Será mesmo que vai haver embate entre Adriano e a sua tia, Roseana Sarney, já que o MDB insiste em lançá-la candidata? É aguardar.

Chapa

Para o ex-senador João Alberto, presidente do MDB do Maranhão, Roseana já largaria na disputa com um percentual entre 20% e 25%, e que Paulinha Lobão, esposa de Lobão Filho, seria um nome ideal para formar a chapa com a ex-governadora.  
 
Carestia

O final do ano chega com muita reclamação do consumidor com a carestia. A carne e gasolina subiram de preço e isso fatalmente acaba refletindo no aumento de outros bens de consumo, do espetinho ao preço das passagens de ônibus, táxi, mototáxi... Não adianta a economia melhorar apenas para poucos. A base da pirâmide também precisa se beneficiar com a melhoria dos indicadores econômicos.