Olho na urnas
O PTB está se organizando para as eleições municipais de 2020. Já com um time praticamente completo de pré-candidatos a vereador, na noite desta quinta-feira o partido inaugurou a sua sede, à rua Souza Lima, próxima da Floriano Peixoto, com a presença do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, presidente estadual da sigla. É pretensão do PTB ficar numa posição de independência quanto à eleição majoritária, ou seja, não apoiar candidato a prefeito. Com isso, seus candidatos a vereador ficariam livres para fazer suas campanhas sem atrelamento a candidato a prefeito A ou B. A legenda acredita que alcançará coeficiente eleitoral suficiente para eleger até três vereadores. O ex-vereador Esmerahdson de Pinho tem participado de reuniões do partido mas ainda não se filiou. Além dele, há dois que também já passaram pelo Palácio Dorgival Pinheiro de Souza – Arnaldo Jr. e Walmir Magalhães. Há ainda como pré-candidatos Mesac, Márcio Renê, Dias, Gilberto Belem, Rosa JK, Irmã Sandra, Zé do Povo, Célio Henrique, Gama, Junior, Bahia, João Paiva, Waci Freitas, Sheila da Saúde, Bezaliel da Ufma, Gilvan da Lobão e possivelmente Lindaura.
Posse
O Partido dos Trabalhadores realizou na noite de ontem, no auditório da Associação Médica, a posse dos novos integrantes do Diretório Municipal de Imperatriz. O PT passa a ser comandado por Jonas Alves, eleito em setembro. Ele é subsecretário de Estado da Infraestrutura, e substituiu o advogado Luís Fernando. Em 2020, o partido não deverá candidatura própria a prefeito. Deverá apoiar o pré-candidato lançado pelo PCdoB, deputado estadual Marco Aurélio.
Investimentos
Ontem, o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, destacou o trabalho que o Governo do Estado vem fazendo em Imperatriz. “Um sonho para ser realizado é necessário atitude e determinação. E Imperatriz acreditou, confiou e tivemos a alegria de entregar obras que mudaram o cenário de nossa cidade. Gerando não apenas emprego e renda, mas, principalmente, dignidade a todas as pessoas. É esse trabalho que nos propomos a fazer. E se Deus quiser, seguiremos firmes e juntos para realizar muito mais”.
Uma eleição e três máquinas
Além das máquinas municipal, com o atual prefeito; do Estado, com o deputado estadual Marco Aurélio, pela primeira vez a cidade pode assistir o envolvimento da máquina do Governo Federal (in)diretamente na eleição municipal. É que virou meta para os estrategistas do presidente Bolsonaro lançar candidatos bolsonaristas em todas as cidades com mais de 20 mil eleitores. Mas em Imperatriz, esse provável candidato com as possíveis bençãos do Palácio do Planalto, ainda não é conhecido.
Situação incômoda
Para alguns antigos tucanos, a presença da vereadora Teresinha Soares na legenda é prejudicial em todos os sentidos. A alegação é que ela, mesmo eleita sucessivas vezes pelo partido, não tem com ele nenhum compromisso. Mesmo amiga pessoal do ex-prefeito Sebastião Madeira, não segue a nenhuma diretriz partidária. Na eleição passada, por exemplo, sequer votou em Madeira para federal. Preferiu votar no outro amigo, o Cleber Verde. Não votou no candidato a governador e o estadual também foi de outro grupo. Além dos mais, ainda atrapalha a montagem de uma chapa para vereador para essa próxima eleição. Ninguém quer vir se filiar no partido por causa dela. “O mandato dela não tem serventia nenhuma para o partido. O melhor que ela faria, era pedir pra sair”, disse um tucano.
Alerta
Um vídeo sobre a situação do Rio Tocantins, sem indícios de autoria, começou a circular essa semana nas redes sociais. O vídeo choca pelas imagens e por mostrar uma realidade cruel vivida pelo nosso rio, principalmente o despejo de esgoto in natura. São mostrados números, que não se sabe se verdadeiros, mas que chocam, chocam.
Comentários