Universidade
Depois da criação de uma mais uma Universidade Federal no Estado do Tocantins, o senador Roberto Rocha (PSDB) declarou em Imperatriz, no final de semana, não ter dúvida da criação da Universidade Federal da Amazônia Maranhense (UFAMA), inicialmente com unidades em Imperatriz, Balsas e Grajaú, e com perspectivas de expansão para Açailândia e Estreito. O senador, que esteve em Imperatriz participando da inauguração da Superintendência da CEF, criada a seu pedido, informou que o projeto da UFAMA ganha força com a volta do professor Natalino Salgado para o comando da Universidade Federal do Maranhão. O reitor já declarou apoio ao projeto, que está em tramitação no Congresso Nacional. Ao lado do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio, o senador voltou a destacar a importância e a possibilidade, agora real, da criação da UFAMA.
Nova sigla
Até o próximo dia 15, o empresário Richardson Lima estará anunciando o seu novo partido. Pré-candidato a prefeito, ele deixou o PSDB, do qual era vice-presidente, porque o ex-prefeito Madeira decidiu também ser candidato. Richardson já conversou com dirigentes de alguns partidos e até domingo estará definindo a nova sigla.
Olha aí!
Filhos de ex-políticos de Imperatriz (ex-prefeito, ex-deputado, ex-vereadores e ex-candidatos) estudam a possibilidade da formação de um grupo para entrarem firmes nas eleições municipais de 2020. Pelo menos quatro deles já conversaram “amistosamente” e vão entrar em contato com outros, podendo levar adiante a ideia que receberam. É aguardar.
Bem na foto
O governador Flávio Dino (PCdoB) vem mantendo a sua grande popularidade em Imperatriz, até porque vem cumprindo com as promessas, investindo pesado na cidade com obras importantes. A prova disso foi na sexta-feira, durante a inauguração da obra de revitalização do Calçadão, agora coberto. As pessoas o cercaram para abraçá-lo e fazer selfie. Conseguiu ser o herdeiro eleitoral de Jackson Lago em Imperatriz.
Título
Está prevista para a sessão de hoje a entrega do título de cidadão imperatrizense ao presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão FAMEM), Erlanio Xavier, prefeito de Igarapé Grande. Também a entrega da Medalha Barão de Coroatá ao senador Weverton Rocha (PDT). A proposição é de autoria do vereador Alberto Sousa (PDT), 2º vice-presidente da Mesa Diretora.
Aumento
Estava previsto para ser votado, ainda ontem, o aumento de 1 ponto percentual nos repasses de tributos da União para os municípios. A mudança consta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/17, do Senado. Atualmente, a Constituição federal determina à União o repasse de parte da arrecadação do imposto de renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para estados, Distrito Federal e municípios. No caso dos municípios, de 49% da arrecadação total desses tributos, 22,5 pontos percentuais ficam com as cidades, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com a PEC, passam a ser 23,5 pontos percentuais, aumentando o repasse global de 49% para 50% da arrecadação.
Comentários