Indefinições

O cenário político-eleitoral ainda está “turvo” em Imperatriz. Somente  em 2020, quando se aproximarem  as convenções, marcadas para julho, é que vai clarear e ficaremos sabendo realmente quem estará disputando o “vestibular das urnas”. Hoje temos cerca de uma dúzia de pré-candidatos. Mas deve cair pela metade. A política é dinâmica e haverá as inevitáveis alianças e desistências, até mesmo porque alguns podem estar jogando para ver se ganham vaga em chapa como vice. É verdade que pode ter um ou outro no time da “segunda divisão” que levaria até o fim a candidatura, porque a estratégia seria dar visibilidade ao nome para futuros embates. É válido. Vale lembrar que o ex-prefeito Sebastião Madeira só chegou à Prefeitura após a quarta tentativa. Perdeu para Renato Moreira, Jomar Fernandes e Ildon Marques.

Olho em 2022

O PRB está se fortalecendo no Maranhão. O vice-governador Carlos Brandão está decidido a ser candidato à sucessão do governador Flávio Dino, em 2022, e com isso vem procurando puxar lideranças regionais para o PRB. Uma das recentes aquisições é Dr. Gonçalo, ex-prefeito de Pastos Bons, e o deputado estadual Ariston. Gonçalo é suplente de deputado federal e assumiu o mandato no lugar de Cleber Verde, que pediu licença. Dr Gonçalo obteve mais de 56 mil votos em 2018. Verde comanda o PRB no estado. 

Calçadão

Hoje, no final da tarde, o governador Flávio Dino inaugura a obra de revitalização do Calçadão, agora denominado de Carlos Gomes de Amorim, ex-prefeito que o construiu.  A cobertura não está impedindo que a chuva molhe a área, o que vem gerando críticas. De qualquer forma, a obra pelo menos vai proteger as pessoas do sol e mudou o visual do calçadão, beneficiando os lojistas e clientes. Tá bonito! É esperar que a prefeitura não permita a volta dos camelôs. 

E...

Vários trechos da cidade ficaram alagados com a forte chuva das 14h de ontem, como a rua Godofredo Viana, no cruzamento com a Getúlio Vargas. Um problema que já passou por várias administrações. Não é de hoje. Taí um “tabu” para o prefeito Assis Ramos quebrar. O ex-prefeito Madeira resolveu o velho problema na rua Amazonas, entre Dorgival Pinheiro e Antonio Miranda.

Agravante

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou proposta que considera o uso de máscara - ou qualquer outro meio que atrapalhe a identificação visual - ou de luvas - para dificultar a perícia papiloscópica – como agravante no cometimento de crime. “As situações que se pretende incluir como circunstâncias agravantes realmente demonstram uma culpabilidade mais acentuada por parte do agente, uma vez que evidenciam a clara premeditação da prática delitiva e a tentativa de se furtar à aplicação da lei penal”, avalia o deputado maranhense Aluisio Mendes (PSC).

Olha aí!

De acordo com informação da Agência Senado, a decisão do Tribunal de Contas na União (TCU), que veda pagamento de salários de professores com recursos de precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), vai ser tema de debate no Senado no próximo dia 10. Ontem, a Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) aprovou requerimento para realização de audiência pública nesta data. O pedido partiu do presidente da Comissão, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL). “Temos hoje celeuma jurídica e insegurança dos gestores e expectativa dos professores. Ano que vem é ano eleitoral, e não queremos travar essa batalha nos palanques”, afirmou o parlamentar.