Batendo

O ex-deputado federal Chiquinho Escórcio tem feito duras críticas à situação do MDB no Maranhão. O seu alvo principal é o ex-senador João Alberto Souza, eterno presidente estadual da sigla. Ele considera o MDB em decadência e aponta Souza como culpado, por se eternizar no comando da legenda, não permitindo uma renovação com lideranças que possam oxigenar a sigla. Para Escórcio, Roseana Sarney é apenas uma figura decorativa no partido. Ele observa que o MDB “já foi potência, elegendo várias vezes governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores em grande quantidade, e agora está se arrastando. Não houve renovação necessária”. É verdade. Fora do poder, o partido está com pouca representatividade no estado. Perdeu governadora, dois senadores, deputados federais e estaduais. Fora Roseana, não tem nome com potencial para competir hoje com o grupo do governador Flávio Dino (PCdoB).

E...

Em 2016, mesmo já em decadência, o MDB ainda conseguiu a proeza de eleger o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, mas o mérito maior foi do candidato. Assis deixou a sigla e agora o partido não tem um nome com condição de disputar em igualdade de condições com outros partidos o pleito de 2020. Mesmo assim, tem a intenção de lançar candidato próprio. Mas não se pode descartar uma aliança com o próprio Assis Ramos, já que a sigla tem membros no governo municipal. É aguardar!

Inauguração

O governador Flávio Dino confirma para esta sexta-feira a inauguração do novo Calçadão, que agora leva o nome do ex-prefeito Carlos Gomes de Amorim. De acordo com convite do governo, o ato acontecerá às 17h30. Flávio Dino também vai assinar ordem de serviço para construção do sistema de abastecimento de água  que beneficiará Vila Macedo, Vila Zenira e  Camaçari/Bebedouro.   

Mais um 

No Maranhão, mais um magistrado está aposentando a toga para ingressar na política partidária. Agora é o juiz federal José Carlos do Vale Madeira, que nesta terça-feira apresentou pedido de aposentadoria ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ele deve disputar a Prefeitura de São Luís em 2020. Entre os partidos que tem como opção para se filiar estão o Solidariedade, MDB e Partido Novo. Madeira segue o caminho de Flávio Dino, Márlon Reis, Maria da Graça Carvalho e outros. A diferença de Flávio e Márlon, é que renunciaram à magistratura. Os outros se aposentaram...  

Privatização 

O deputado federal Gastão Vieira (Pros) demonstra preocupação com o decreto do governo federal, que inclui o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no Plano Nacional de Desestatização do Ministério da Economia. Diz Gastão: “Apesar de o decreto ser muito simples, tem duas coisas que podem preocupar: a primeira é a possibilidade do BNDES ser contratado para elaborar estudos posteriores, o que sinaliza a vontade do Governo em desenvolver ações diferentes das já colocadas até agora para apoio a visitação, e isso precisa ser discutido e entendido. A segunda é o projeto de lei que tramita no Senado e pretende alterar os limites do parque. Esta é uma medida arriscada e que precisa ser estudada durante sua tramitação no Senado e na Câmara. No mais, nenhuma novidade”. 

Alcântara

Ontem o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, participou de uma reunião com deputados de quatro comissões da Câmara (Cultura, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Direitos Humanos). Ele disse que uma eventual expansão da Base de Alcântara, no Maranhão, será discutida com as comunidades quilombolas da região durante 2020. A reunião foi motivada pelas informações sobre a possibilidade de remoção de 350 famílias.