Ações preventivas
O Ministério Público não vai esperar o início do período forte de chuva. Tendo por base a “bagaceira” do início deste ano provocada pela enchente do Riacho Cacau, o promotor do Meio Ambiente da Comarca de Imperatriz, Jadilson Cerqueira, comanda hoje, a partir das 9 horas, no auditório das Promotorias, próximo à Facimp, a primeira reunião de trabalho para se discutir ações preventivas. Para essa reunião, o representante do MP teve o cuidado de convidar prefeitos, promotores de justiça, secretários e outros interessados na causa dos municípios banhados pelo Cacau (Davinópolis, João Lisboa, Buritirana, Imperatriz e Senador La Rocque). Para encorpar o debate, Jadilson Cerqueira tem em mãos dois relatórios: um realizado pela Codevasf e outro pelo município de Imperatriz.
Peneira
Hoje já chega a cerca de uma dúzia de pré-candidatos a prefeito. Mas como a peneira é fina, só ficarão os mais graúdos quando as convenções chegarem, em julho de 2020. Parte não deve segurar a peteca, porque se não decolar é melhor cair fora do que gastar dinheiro e passar vergonha com votação pífia. Pode haver um ou outro que insistirá com a finalidade de dar mais visibilidade ao nome para futuros pleitos.
Redução
Ontem a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto enviado pelo governador Flávio Dino, reduzindo o imposto sobre o gás de cozinha no estado. A alíquota de ICMS baixa de 18% para 14%. O governo também isentou do pagamento do IPVA e da Taxa de Renovação do Licenciamento do Veículo os táxis e as motocicletas usadas por mototaxistas. As motos precisam ter até 200 cilindradas.
Congresso
O PSDB do Maranhão demonstrou força ao reunir mais de 700 lideranças de todo o Estado, sábado passado, em São Luís, muitas delas se preparando para as eleições municipais do ano que vem. É o caso, por exemplo, do ex-prefeito Sebastião Madeira, que foi um dos palestrantes do evento, e do empresário Jaime da Pipes (Carolina), em plena pré-campanha.
Podemos e PSDB
Quem aposta num clima de animosidade entre Eduardo Braide e Welington do Curso na disputa pela Prefeitura de São Luís, pode se enganar feio. Braide, hoje no Podemos, e Welington (PSDB), eram só gentileza um para o outro no Congresso Estadual do PSDB, ocorrido no último sábado, na capital. Podem até marchar por caminhos distintos no primeiro turno, mas certamente estarão juntos num eventual segundo turno. O deputado federal Eduardo Braide lidera as pesquisas pela Prefeitura de São Luís.
Venezuelanos
Uma fonte informou que o Ministério Público Federal (MPF) vai se movimentar em relação aos índios venezuelanos, que há mais de um mês passaram a morar em Imperatriz em condições subumanas, no pátio da Funai. Duas crianças já morreram decorrente de doenças consideradas facilmente curáveis, numa situação normal. Quase todos estão com a documentação de refugiados já vencidas, portanto irregulares no País. A natureza atual deles, mais da metade crianças, é de pura mendicância.
Superintendência
O Maranhão ganha nesta sexta-feira, 6, mais uma Superintendência da Caixa Econômica Federal, resultado da ação parlamentar do senador Roberto Rocha (PSDB). Presença confirmada do presidente nacional da CEF, Pedro Duarte Guimarães, e do próprio senador. Vai ser no final do dia, na Agência Central.
Comentários