Filiações 

Os partidos estão se movimentando no sentido de fortalecer os seus quadros, realizando filiações de lideranças para formarem o time de pré-candidatos a vereador. O PSDB, por exemplo, recebeu a filiação do líder evangélico Jess Barbosa, que será acompanhado por outras lideranças, também do segmento evangélico. Nas eleições de 2016, a sigla tucana não lançou candidato próprio a prefeito. Apoiou o empresário Ribinha Cunha, filiado do PSC, que ficou em quarto lugar, mas com uma votação expressiva. O partido elegeu dois vereadores – Terezinha Soares e Zesiel Ribeiro. Em 2020, o PSDB terá candidatura própria ao Palácio Renato Moreira, já estando definido o nome do ex-prefeito Sebastião Madeira, que exerceu dois mandatos consecutivos. Até agora é o único que  conseguiu se reeleger. 

Cautela

O ex-vereador Arnaldo Junior ainda não definiu em qual partido vai se filiar. Está estudando o melhor caminho a seguir e quando se aproximar o fim do prazo para filiação, definirá a sigla. Mas uma das opções é o PTB, que está com um time forte para disputar as eleições proporcionais. Arnaldo Junior se elegeu em 2000 pelo PTB.    

Tiroteio

“Um vigarista profissional”. Assim o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, classificou o filósofo Olavo de Carvalho, “guru” do presidente Jair Bolsonaro.  Ele prestou depoimento na CPI das Fake News. Em maio passado, Carvalho chamou Santos Cruz de “politiqueiro e fofoqueiro de merda”.

Olha aí!

Deputados e senadores que ficarem por mais de 90 dias sem filiação a partido poderão perder o mandato. É o que diz proposta de emenda constitucional (PEC 54/2016), que está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A autora, senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), e o relator, senador José Maranhão (MDB-PB), acreditam que o parlamentar que fica sem partido burla as regras, já que não há candidatura avulsa de candidatos sem legenda nas regras eleitorais.

Dúvida?

Ontem, uma liderança política indagou: Ildon Marques será mesmo candidato a prefeito, em 2020? Bom, pelo menos até o momento o ex-prefeito, filiado ao PP, demonstra disposição de disputar a eleição, mesmo o seu grupo político tendo candidato. O grupo é liderado pelo governador Flávio Dino, que tem como pré-candidato o deputado Marco Aurélio (PCdoB). É aguardar!

Acúmulo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira uma PEC, de autoria do deputado  Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), que permite o acúmulo de cargo de professor com outro cargo de qualquer natureza. Atualmente a Constituição permite apenas ao servidor público acumular cargo de professor com outro técnico ou científico.

Anulada 

Ontem o TRE anulou a decisão da juíza Anelisa Reginato, da 8ª Zona Eleitoral de Coroatá, que tornou inelegíveis o governador Flávio Dino e o deputado federal Márcio Jerry. A Corte acompanhou o voto do juiz Júlio César Praseres, relator. Os dois, além do prefeito de Coroatá, Luis Filho (PT), foram declarados inelegíveis no ano passado, acusados de abuso de poder na eleição municipal de 2016.

Calçadão

Está prevista para o dia 6 de dezembro a inauguração do novo calçadão de Imperatriz. O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, confirmou à coluna, ontem, que o ato terá a presença do governador Flávio Dino.