Será?
A retirada dos camelôs para as obras de revitalização do calcadão seria a oportunidade para aquele logradouro público se livrar da ocupação que causa transtornos não só para os transeuntes, como para os próprios comerciantes estabelecidos, os quais pagam impostos. Mas pelo que vem sendo comentado, logo, logo tudo estará como antes. Já houve uma reunião entre os membros da associação dos camelôs, que estão decididos a voltar para o calçadão, com apoio de gente forte, inclusive de empresários que seriam fornecedores dos ambulantes. Não se sabe como vai reagir a prefeitura que, pelas informações de uma fonte da área empresarial, iria ser pressionada a permitir a volta dos camelôs. É aguardar.
Adesão
O DEM vai acompanhar o PCdoB em São Francisco do Brejão. Em reunião na noite desta segunda-feira, os Democratas anunciaram o apoio à reeleição do prefeito Adão Carneiro. O DEM é comandado no Maranhão pelo deputado federal Juscelino Filho, aliado do governador Flávio Dino, líder maior do PCdoB no estado. A ex-prefeita Sônia Santos está retornando à presidência do DEM em Brejão. Além desse partido, o prefeito já tem o apoio de PDT, PRB e PT.
Tiro pela culatra
Esse negócio de partido ficar no máximo com dois vereadores, aceitando outras filiações apenas de pré-candidatos para puxar votos para fazer coeficiente – os buchas de canhão -, poderá resultar em fracasso nas eleições de 2020. Para alcançar coeficiente, cada partido precisará de mais de 6 mil votos. Se não lançar candidatos fortes, correrá o risco de eleger no máximo um. Ou mesmo nem isso. Portanto, é uma estratégia que pode dar na cabeça de vereadores que não aceitam na sua sigla mais de dois filiados com mandato.
Governadores
Será realizado amanhã e sexta-feira, em São Luís, o 19° Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Também participarão secretários de estado e técnicos dos nove estados que compõem a região (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Na sexta, após o encerramento do Fórum da Amazônia, começa no Palácio dos Leões a programação do 21º Fórum de Governadores do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento do Brasil Central.
Difícil
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) foi lançado pré-candidato a prefeito de São Luís. O MDB insiste na indicação do nome da ex-governadora Roseana Sarney, tia de Adriano. Quem acredita que os dois iriam se enfrentar? Dificilmente isso aconteceria. Provavelmente Roseana não aceitará, apesar da vontade do seu partido.
Prego batido
O professor Marcos Fábio Matos foi escolhido, dentro do processo de consulta pública da UFMA, para a Vice-Reitoria pelos próximos quatro anos. “Como escolhido, recebo com tranquilidade e responsabilidade este desafio. E tudo farei para ocupá-lo com o máximo de competência e compromisso com a UFMA. Fiz uma campanha limpa, proativa e que valorizava a integração como o grande desafio que precisamos, hoje, transpor para que a UFMA seja melhor. Melhor para todos que a compõem”, afirmou o jornalista. Ele destacou que “é a primeira vez que um professor do interior do estado ocupa uma vice-reitoria”.
Adiamento
Marcada para amanhã, quinta-feira, foi adiada a visita que o presidente Jair Bolsonaro faria a Palmas-TO. A nova data é 12 de dezembro (quinta-feira). Bolsonaro vai participar da solenidade de assinatura dos empréstimos do Estado do Tocantins junto à Caixa Econômica Federal, no valor total de R$ 538 milhões.
Comentários