Pré-candidatos
A famosa “Banca do Chico”, na Praça de Fátima, é um dos principais pontos de Imperatriz para se discutir assuntos políticos. Entre os seus frequentadores, há pelo menos doze pré-candidatos a vereador, sendo que dois já exercem o mandato. São eles: Bebé Taxista, Ditola Castro, Adonilson Lima, Esmerahdson de Pinho, Carlinhos Amorim, Kelly Queiroz, Dr. Paulo Sérgio, Subtenente Sérgio, Salomão Santana, Wanderley Rodrigues, Rosângela Curado e Epaminondas Bigode. Há ainda os pré-candidatos a prefeito: José Carlos Barros, Richadson Lima, Sebastião Madeira e Ildon Marques.
Será?
Revela-se que o empresário Rodrigo Brasmar pode se filiar ao PSD e assumir o comando do partido em Imperatriz. Ele é pré-candidato a prefeito. No estado, a sigla é comandada pelo deputado federal Edilázio Júnior. Recentemente surgiram comentários de que o médico Daniel Fiim poderia se filiar ao PSD. Agora com a ida de Rodrigo, se tornaria difícil essa possibilidade, porque Fiim também é pré-candidato a prefeito. É Aguardar.
Vice-reitor
Ontem pela manhã surgiu a informação de que o professor Marcos Fábio Belo Matos poderia ser nomeado “nas próximas horas” como vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Jornalista, ele é professor no Campus Imperatriz e membro da Academia Imperatrizense de Letras. Um dos compromissos de Marcos Fábio e do professor Natalino Salgado, novo reitor, é lutar pela criação de mais uma universidade federal no Maranhão.
Projeto
Destaca-se que no Congresso Nacional já está tramitando um projeto de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), criando a Universidade Federal da Amazônia Maranhense, em Imperatriz. A criação da universidade ganhará força com as nomeações de Natalino Salgado e Marcos Fábio. Agora é torcer para que se torne realidade.
Na disputa
Único membro da família Sarney atualmente com mandato, o deputado estadual Adriano Sarney (PV) anunciou a decisão de disputar as eleições de 2020 como candidato a prefeito de São Luís. Observando que assumiu o primeiro cargo público quando seu grupo já tinha saído do poder, Adriano ressaltou que “dessa forma, comecei minha carreira política com o gratificante ofício de ser um político de oposição. Ou seja: por toda a minha vida eu tive a chance de ser aliado do poder mas não o fiz”. Ele destacou que “fiz a opção pelos estudos. Fui convidado para assumir cargos estaduais e federais. Entretanto, sempre recusei, pois preferi estudar, me preparar. Não sou político profissional, sou administrador e economista...”
Panelada
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar se reúne nesta terça-feira para a instauração de três processos contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e sorteio de lista tríplice para posterior escolha do relator. Os pedidos foram feitos por Psol, PT, PCdoB e Rede. Dois desses processos foram motivados pelas declarações do deputado durante entrevista a um canal no YouTube, em 31 de outubro deste ano, em que Eduardo Bolsonaro disse que “se a esquerda radicalizar” a resposta pode ser “via um novo AI-5”. O Conselho é presidido pelo deputado maranhense Juscelino Filho (DEM). Isso vai terminar em panelada. Pode esperar...
Comentários