PSD

Em Imperatriz o PSD estaria sem comando e o presidente estadual da sigla, deputado federal Edilázio Júnior, tem como principal interlocutor na cidade um integrante de outra sigla. O PSD  pretende lançar candidato próprio à prefeitura, mas ainda busca um nome. A princípio, especulou-se que o médico Daniel Fiim iria se filiar ao PSD e se tornaria uma opção do partido para a Prefeitura. Mas a sigla só aceitaria o seu ingresso caso ele se desligasse do grupo ao qual pertence, liderado pelo prefeito Assis Ramos (DEM), que é pré-candidato à reeleição. Fiim ainda está no  PV, inclusive sendo o presidente, mas não estaria tendo poder de decisão. O PV não lançará candidato próprio e vai seguir o que definir o diretório estadual, que tem no comando o deputado estadual Adriano Sarney. 

E...

Começa a ser pensada a possível formação de um grupo de jovens filhos de ex-políticos de Imperatriz para buscar a viabilização da candidatura de um deles às eleições de 2020.  Pelo menos cinco nomes são lembrados para iniciar os entendimentos visando a formação do grupo. Conforme observadores políticos, daí poderia surgir uma via capaz de fazer frente aos pré-candidatos hoje apontados como favoritos. É aguardar.

Repudiando

A Secretaria Municipal de Educação divulgou uma nota a respeito de uma lista de prefeituras apontadas pelo Fantástico que estariam sendo investigadas em esquema de fraude no Fundeb. Assinada pelo secretário de Educação, Josenildo José Ferreira, a nota destaca que "em algumas prefeituras as irregularidades aconteceram em gestões passadas. Imperatriz, por exemplo, citada na referida lista, é investigada pela Polícia Federal desde gestões anteriores, não havendo nada de novo contra a atual gestão, que através da Secretaria de Educação vem colaborando com as investigações fornecendo cópias dos contratos firmados anteriormente ao ano de 2017". A SEDUC repudia "qualquer tentativa criminosa de tentar fazer uso político disso, tentando atingir a atual gestão de Imperatriz".

Recurso 

Hospitais Universitários de 22 estados e do Distrito Federal contarão com recurso de R$ 79,5 milhões da terceira e última parcela anual, disponibilizada pelo Ministério da Saúde para melhoria dos atendimentos de saúde e para a reestruturação dos seus serviços. Para o Hospital Universitário do Maranhão (UFMA) foram destinados R$ 4.111.982,11. 

Atualização 

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre Improbidade Administrativa realiza na quarta-feira (6) audiência pública para debater o Projeto de Lei 10887/18, que atualiza a legislação sobre o tema. A proposta estabelece que caberá ao Ministério Público propor ações de improbidade administrativa, assim como a aprovação de eventuais acordos com os envolvidos. Já as ações de ressarcimento continuam de titularidade do ente público lesado. O projeto em análise foi apresentado pelo deputado Roberto de Lucena (Pode-SP) e é resultado do trabalho de uma comissão de juristas criada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e coordenada pelo ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Olha aí!

A PEC do Pacto Federativo, que compõe o pacote de reforma do Estado entregue ontem ao Senado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê que municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total serão incorporados pelo município vizinho. No Maranhão, sumiriam do mapa Nova Iorque (4.683 habitantes), São Pedro dos Crentes (4.668), São Félix de Balsas (4.585) e Jungo do Maranhão (3.432). Como se sabe, São Pedro dos Crentes foi um dos três municípios maranhenses em que Bolsonaro obteve a maioria de votos.