Olho em 2022
Ainda falta um ano para as eleições de prefeito, mas já se fala em pretensas candidaturas para 2022, quando haverá a sucessão do governador Flávio Dino (PCdoB). Lahesio Bonfim, prefeito de São Pedro dos Crentes e um dos poucos gestores municipais a se posicionar contra o governo do estado, já é apontado como provável concorrente ao Palácio dos Leões. Até agora ele é o único prefeito do Maranhão recebido em audiência pelo presidente Jair Bolsonaro, que só ganhou em três municípios do Maranhão, entre os quais São Pedro dos Crentes. Os outros foram Imperatriz e Açailândia. Lahesio já trocou farpas com o governador e, embora sem apoio do estado, a sua administração tem uma significativa aprovação dos moradores. Se vai ser um forte candidato a governador, só o tempo dirá.
Mais um?
O nome de um jovem político começa a ser lembrado para uma possível candidatura a prefeito. A fonte que conversou com a coluna não quis adiantar de quem se trata, porque acha ainda muito cedo para revelar o nome, mas adiantou que é filho de uma pessoa que teve grande influência na política de Imperatriz, chegando a ter mandado e inclusive disputado a prefeitura. Um grupo está conversando com setores da sociedade em busca de viabilização do nome para 2020. É aguardar.
Pesquisa
Na próxima semana estará saindo do forno uma pesquisa sobre a intenção de votos dos eleitores de Imperatriz em relação ao pleito de 2020. Consta que a pesquisa não foi encomendada por nenhum dos pré-candidatos. O instituto está fazendo por conta própria, mas não se sabe se vai divulgá-la. Em 2016, o mesmo instituto fez uma pesquisa a uma semana das eleições e apontou a vitória de Assis Ramos, como realmente aconteceu. A pesquisa foi feita para consumo interno, portanto não houve divulgação.
Mulher
O plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão serviu de local para as mulheres discutirem sobre a sua atuação na política. O evento foi promovido pela comissão estadual da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, cuja presidência e vice-presidência, respectivamente, são da advogada Valéria Lauande e da juíza Sônia Amaral. Presente à abertura, o desembargador Cleones Cunha, presidente do TRE, ressaltou que a presença da mulher na política precisa ser levada muito a sério, já que elas são metade do eleitorado no estado, mas que pouco são representadas de fato. Ele condenou o fato de alguns usarem o percentual dedicado ao público feminino no processo eleitoral de forma fraudulenta, apenas para compor número.
E...
O desembargador Cleones Cunha lembrou que o Maranhão teve sua primeira deputada federal em 1986, quando foi eleita Roseana Sarney, e que quase a totalidade das Câmaras é constituída por maioria de homens, com exceção dos municípios de Amapá e Senador La Rocque. Este tem 7 mulheres e 4 homens. Em Imperatriz, das 21 cadeiras somente quatro são ocupadas por mulheres – Fátima Avelino, Irmã Telma, Maura Barroso e Terezinhas Soares.
Ele disse
“A Constituição é maior que a lei da selva. Não há rugido prepotente que possa se sobrepor ao respeito às regras democráticas”. Frase do governador Flávio Dino (PCdoB), ao comentar sobre um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro se representava como leão sendo atacado por ienas.
Comentários