Esmagadora

Um verdadeiro massacre. Assim foi a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (STEEI). O atual presidente, Francisco Messias (Chapa 1 - Renovação e Transparência),  colocou 1.486 votos de diferença sobre a sua adversária, a professora Vanessa Sousa (Chapa 2 - Mudança e Seriedade). O placar foi de 1.781 a 295, uma vitória esmagadora que coroa o trabalho de Francisco no comando do sindicato. É a segunda eleição que Vanessa disputa. Ela é esposa do vereador Aurélio Gomes (PT) e, como não poderia deixar de ser, os adversários aproveitaram para espalhar que ele foi o grande derrotado na eleição. Em Imperatriz, político tem mania de se envolver em eleições de associações e outras entidades e terminam sendo desmoralizados. Recentemente isso aconteceu na eleição da Associação dos Moradores do Residencial Sebastião Régis. Que sirvam de lição.  

Olha aí!

O deputado estadual Roberto Costa disse ao blogueiro John Cutrim, de São Luís, que o MDB terá candidato a prefeito em Imperatriz. E revelou o nome: Francisco Santos Soares, o Franciscano, ex-prefeito de São Francisco do Brejão por dois mandatos. Mas segundo ainda o deputado, não está descartada a possibilidade do partido apoiar outro candidato. O MDB venceu as eleições de 2016 com o delegado Assis Ramos, que neste ano se filiou ao Democratas (DEM). Mesmo tendo deixado o MDB, Assis seria uma opção da sigla no caso de fazer aliança com outro partido. É aguardar.

Será?

Comenta-se que o prefeito Assis Ramos reassume nesta sexta-feira o cargo. Ele se licenciou no último dia 7, devido a problema de saúde envolvendo familiar, e o vice-prefeito, Alex Nunes Rocha, assumiu o comando da prefeitura. Assis passaria cerca de 30 dias afastado, mas deve voltar hoje, antes do previsto.

E...

O gesto feito pelo prefeito Assis Ramos em prestigiar o vice, sinaliza a possibilidade de Alex Nunes Rocha ser mantido na chapa, em 2020. Ele tem tido um comportamento que não causa “sustos” ao titular e, com isso, ganhando confiança. 

Pesquisas

Cerca de quatro pesquisas já foram realizadas sobre as eleições de 2020, em Imperatriz. Mas nenhuma teve os números divulgados pelos institutos ou pelos que encomendaram. Em certos casos, porque os números não favorecem os interessados.  E consta que há mais uma pesquisa  sendo realizada e que, também, não deverá ser divulgada. Será apenas para “consumo” interno.

Opinião

“Todas as pessoas podem ser presas, a qualquer momento, no curso de um processo judicial, se presentes os requisitos legais para prisão preventiva. O que não existe na Constituição e no CPP é prisão obrigatória antes do trânsito em julgado. É isso que está em julgamento no Supremo”.  A afirmação é do governador Flávio Dino, ao comentar o julgamento pelo STF sobre a prisão após condenação em segunda instância. Segundo ainda ele, “interpretar a Constituição é um dever dos juízes, mas isso não permite que o texto da Carta seja ignorado e substituído por outro”.

Redução

Um grupo de senadores pediu o apoio da população para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)12/2019, que reduz em um terço o número de senadores e deputados federais e promete uma economia anual de R$ 680 milhões. A PEC, de autoria do senador Alvaro Dias (Podemos-PR), tem relatório favorável do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e está pronta para entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo Dias, os Três Poderes devem "cortar na carne" para ter autoridade de decidir sobre outras medidas para o país.