Rumo

Uma fonte com trânsito no PTB revelou que não é descartada a possibilidade do partido apoiar o pré-candidato do grupo do governador Flávio Dino, o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB). A sigla também está conversando com alguns dos partidos que terão candidato a prefeito, como o PSDB, o DEM e o PP. O novo presidente do PTB é o pastor Célio Henrique, que deixou o PROS juntamente com outros correligionários. No estado, o PTB é comandado pelo deputado Lucas Fernandes, aliado do governador Flávio Dino, e isso poderá influenciar na decisão da sigla, escolhendo o candidato do Palácio dos Leões.

Pré-candidato

O prefeito de Buritirana, Vagtônio Brandão, informou em entrevista ao programa Jornal dos Municípios que já foi escolhido o pré-candidato do grupo à sua sucessão. É Tony Brandão, sobrinho do prefeito e que integra o secretariado municipal. Vagtônio não vai disputar porque já foi reeleito e o seu governo tem uma boa avaliação, credenciando-o a eleger o sucessor. 

Encontro 

Está marcado para hoje o I Encontro Regional do Republicanos de Imperatriz, com a presença do presidente estadual, deputado federal Cleber Verde. Será no Imperatriz Residence Hotel (Avenida Dorgival Pinheiro com Sergipe), a partir das 19h. Consta que na oportunidade será apresentado o novo dirigente municipal do partido, o advogado Valdir Torres. O Republicanos é o antigo PRB, e em Imperatriz era comandado por Gessé Simão. A sigla pode apoiar a reeleição do prefeito Assis Ramos (DEM).

Patriota

O Patriota tem dois vereadores – Ditola Castro e Bebé Taxista, ambos com chances de reeleição.  O partido elegeria dois, ou no máximo três. Segundo Ditola, para não desestimular os outros pré-candidatos, um dos dois vereadores deixaria a legenda, e o caminho mais provável seria o PCdoB ou outro partido da base liderada pelo Palácio dos Leões. É aguardar.

Será?

Ontem, na Câmara Municipal foi comentado que o ex-vereador Adonilson Lima poderá ser candidato em 2020. Como não haverá coligação proporcional, pelas novas regras da legislação eleitoral, ele seria lançado para que o PCdoB possa atingir o coeficiente eleitoral e garantir a eleição de candidatos. Hoje o partido tem como vereador apenas Carlos Hermes. Atualmente Adonilson é superintendente regional de Articulação Política do Governo Flávio Dino.

Votos

Aprovada na terça-feira em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição da Reforma da Previdência teve os votos contrários de dois senadores do Maranhão – Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Cidadania). A favor votou o senador Roberto Rocha (PSDB). O texto, que entre outros pontos aumenta o tempo para se aposentar, eleva as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS (hoje em R$ 5.839) e estabelece regras de transição para os atuais assalariados, foi aprovado com 56 votos. 19 foram contrários.

Ele disse

“Discursos ideológicos não farão a economia voltar a andar. São urgentes medidas efetivas, abrangendo crédito, reservas internacionais, política industrial. País exaurido com recessão e desemprego”. (Do governador Flávio Dino)