Caema e polêmica
A propósito da decisão do prefeito Assis Ramos em romper o contrato com a Caema, o ex-deputado Francisco Escórcio lembrou que "no passado, principalmente no primeiro mandato da governadora Roseana Sarney, uma coisa que era muito comentada por parte dos prefeitos das grandes cidades do nosso Estado, era a falta de recursos financeiros para fazer o que era a obrigação da CAEMA, ou seja, rede de água e esgoto". Daí, observa ele, "tive a ideia e logo coloquei em prática: convidei alguns prefeitos para ir até a cidade de Campo Grande, e observarmos o que era feito naquele local, com relação principalmente ao abastecimento de água. Em Campo Grande, havia sido privatizado o sistema, e funcionava muito bem". Lembra ainda que o prefeito de Açailândia na época, Deusdete Sampaio, ficou bastante entusiasmado e procurou naquele período, acelerar um processo de privatização, mas esbarrou na CAEMA, e nada foi adiante por questões políticas superiores à sua alçada". Escórcio destacou que quando era deputado federal, fez ações para contemplar a população de Imperatriz, com serviços satisfatórios de abastecimento de água na cidade. Relatou os problemas de abastecimento e sugeriu ao prefeito Assis Ramos que procure um jeito jurídico e/ou político para contemplar a população com uma prestação de serviço de abastecimento de água de qualidade. "Prefeito Assis, sugiro que você jogue duro, pesado, se for necessário brigue, pois se isso é um desafio a sua gestão. Em tempo: vejo alguns procurando fazer ações paliativas, 'pocinho pra cá, pocinho pra cular', não respeitando a potencialidade de Imperatriz, como a segunda maior cidade do Estado do Maranhão. Tratem Imperatriz como ela merece!"
Novo comando
No próximos dias o PSDB estará realizando convenção para renovação da Comissão Provisória, hoje presidida por Mirian Ribeiro. A data do evento deverá ser definida esta semana, e ainda não se falou quem seria o próximo dirigente do partido tucano, que ao contrário de 2016, no próximo ano vai com candidatura própria à prefeitura. Conforme a coluna divulgou ontem, o ex-prefeito Madeira assumiu a pré-candidatura, mas o partido tem também como opção o jovem empresário Richardson Lima.
Ouvindo
Uma fonte informou que ontem a nova direção do PTB, integrada por evangélicos, iria ter uma reunião com o grupo do ex-prefeito Ildon Marques, sem a presença dele, que estaria viajando. Estranha-se que isso aconteça sem a presença de Ildon. O PTB também deverá ouvir outros grupos, como o do ex-prefeito Madeira e do prefeito Assis Ramos. Os novos dirigentes do PTB são dissidentes do PROS, que foi esvaziado depois que o deputado Gastão Vieira entregou a sigla para as vereadoras Maura Barroso e Irmã Telma.
Aberto
Por unanimidade, na sessão de ontem os vereadores aprovaram Proposta de Emenda à Lei Orgânica, acabando com o voto secreto nas votações em todos os casos previstos pelo Regimento, entre eles a eleição da Mesa Diretora, cassação do mandato de prefeito, vice, vereador e a rejeição de veto. A proposta foi apresentada pelo vereador Adhemar Freitas Jr. Segundo ele, "não se justifica mais nos tempos atuais manter voto secreto. Afinal, o povo, que escolheu seus candidatos, tem o direito de saber qual o posicionamento do vereador no Legislativo".
E...
Também na sessão de ontem os vereadores aprovaram Projeto de Lei Ordinária que dispõe sobre a reestruturação administrativa da Câmara Municipal. Haverá concurso público.
Atraso
De acordo com informação de uma fonte fidedigna, está completando três meses de salários atrasados dos médicos que trabalham no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz.
Comentários