Pré-candidato

Nos últimos dias, o fato novo na política de Imperatriz foi o ex-prefeito Madeira assumir a condição de pré-candidato a prefeito depois de constatar, em pesquisa, que ocupa posição de destaque entre os concorrentes ao Palácio Renato Moreira, condição que sempre ressaltou fundamental para uma tomada de posição. Sobre a pré-candidatura do jovem empresário Richardson Lima, membro do seu grupo político, Madeira disse textualmente que reconhece o trabalho dele, “que durante todo esse tempo manteve viva a chama do partido, percorrendo a cidade e fazendo dezenas de reuniões, mostrando garra e coragem e fazendo uma semeadura que com certeza renderá excelentes frutos”.

Segundo ainda Madeira, a participação de Richardson nesse processo de 2020, junto com ele, é muito importante. “O Richardson demonstra ser um homem de coragem, o que é fundamental na vida de quem quer seguir carreira política. Espero que estejamos juntos, mais uma vez, nessa batalha que se avizinha para superarmos os obstáculos”.

E...

Com Sebastião Madeira (PSDB), Assis Ramos (DEM), Marco Aurélio (PCdoB) e provavelmente Ildon Marques (PP), a disputa será acirrada pelo Palácio Renato Moreira. Hoje, quando ainda falta um ano para a eleição, não se pode apontar favorito. Todos têm chances. De tão disputado, poderá ser um jogo que só será decidido “nos minutos finais”.

Quem?

Com qual candidato a prefeito o vereador Hamilton Miranda vai caminhar nas eleições de 2020? Ildon Marques, que é do seu partido, o PP?; Sebastião Madeira, do qual foi correligionário, inclusive sendo presidente do PSDB?; ou Assis Ramos, o qual apoia na Câmara, inclusive sendo até poucos dias o líder do Governo? Experiente, Hamilton está no terceiro mandato e sabe a hora certa de bater o martelo. É aguardar.

Recuado

Com excelente votação nas eleições de 2016, o ex-candidato a prefeito Ribinha Cunha (PSC) está mais calado do que curió na muda. O empresário, pelo jeito, não entrará na disputa, até porque não terá um apoio de peso como no pleito passado, quando foi apoiado pelo então prefeito Sebastião Madeira. Ribinha ficou em quarto lugar, mas chegando próximo da candidata do governo estadual, Rosângela Curado (PDT). Ele obteve 26.583 votos. Ela, 28.967.  Em 2018 Ribinha foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Roseana Sarney.

Olha aí!

O ex-juiz Marlon Reis está tendo dificuldades na prestação de contas de sua campanha na eleição de 2018, no Tocantins. A Procuradoria Regional Eleitoral emitiu parecer pela desaprovação das contas. Dias antes, a Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já havia expedido o segundo parecer técnico, desta vez de forma conclusiva, também pela desaprovação das contas do idealizador da Lei da Ficha Limpa. O caso está com a relatora, juíza Ângela Issa Haonat. Após o seu voto, será analisado pelo plenário do TRE-TO.

Repasse direto

A Comissão Especial sobre Repasse Direto de Emendas Individuais para Estados e Municípios realiza nesta quarta-feira  audiência pública com representantes dos prefeitos. Foram convidados o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi; e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette. A PEC autoriza deputados e senadores a repassarem recursos de emendas individuais impositivas diretamente para estados, Distrito Federal e municípios, sem a necessidade de convênio ou instrumento similar com um órgão público intermediário.