Novo rumo

O PTB está se fortalecendo em Imperatriz com a filiação de um grupo de lideranças evangélicas comandado pelo deputado estadual Pastor Cavalcante. O grupo é egresso do PROS, que foi esvaziado depois que o comando estadual, liderado pelo deputado Gastão Vieira,  entregou a sigla para as vereadoras Maura Barroso e Irmã Telma. O PTB, que há muitos anos esteve sob a presidência de Nonato Costa, será comandado pelo Pastor Célio Henrique, que era o presidente do PROS. O partido já teria fechado o quadro de pré-candidatos a vereador – 32 vagas – e está na expectativa de eleger pelo menos três. Entre os pré-candidatos há João Paiva Jr, que na eleição de 2016 obteve 998 votos pelo PP, cuja coligação (PP/PSB/PHS/PSD) elegeu dois vereadores – Hamilton Miranda e Chiquim da Diferro. Paiva Jr ficou na primeira suplência. O PTB ainda não decidiu com quem vai na eleição para prefeito. Pretende conversar com os pré-candidatos na tentativa de indicar o vice. Em nível estadual, a sigla é comandada pelo deputado federal Lucas Fernandes e o deputado Pastor Cavalcante poderá se tornar o vice-presidente.

Esvaziado  

No Grande Expediente da sessão de ontem da Câmara Municipal de Imperatriz,  chegou-se a registrar a presença de apenas quatro vereadores em plenário. O horário é destinado a pronunciamentos e por falta de oradores a vereadora Irmã Telma, que estava conduzindo os trabalhos, resolveu encerrar a sessão. As galerias também já estavam vazias.   

MDB

Sobre as indagações em relação aos rumos do MDB em 2020, um observador político acha que o partido deve apoiar a reeleição do prefeito Assis Ramos, embora ele tenha trocado-o pelo DEM. Hoje o partido tem membros da linha de frente integrando o governo municipal. Remi Ribeiro,  vice-presidente estadual do MDB e que já esteve no exercício da presidência, está “afinado” com Assis Ramos.       

Transparência

O vereador Adhemar Freitas Jr (PSC) apresentou um projeto de lei determinando que seja dada publicidade sobre os motivos da paralisação de obras públicas. “Afinal, quem nunca se perguntou e se incomodou ao ver uma obra parada?”, indaga o vereador.    

Filiação 

O PRB vai ganhando reforço para a eleição municipal. Ontem, fez a filiação do líder comunitário Severiano, enfermeiro mais conhecido como Pombo, residente no povoado Lagoa Verde. Atualmente  ele é ligado ao vereador João Silva, mas será candidato em 2020. O partido tem entre os filiados João Silva e o ex-vereador e secretário municipal de Planejamento Urbano, Fidélis Uchoa, que vai tentar voltar ao Palácio Dorgival Pinheiro de Souza.  

Propostas 

O Novo Pacto Federativo deve gerar cerca de R$ 500 bilhões para estados e municípios nos próximos 15 anos. O primeiro item da pauta foi a transferência, pela União, dos bônus de assinatura do leilão do pré-sal, aprovada pelo Senado no início de setembro. Agora, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, prevê que sejam colocados em votação a  Proposta de Emenda à Constituição que extingue a Lei Kandir e uma proposta, que ainda será apresentada, que estende de 2024 para 2028 o prazo para o pagamento de precatórios.

Opinião

“É OU NÃO É ABUSO DE AUTORIDADE? É abuso de autoridade, é incompetência, o que é?
Está em debate na Câmara Federal o PROJETO DE ABUSO DE AUTORIDADE, que está chamando a atenção do Brasil inteiro, gente graúda na política nacional de um lado e do outro. Nos deparamos com um caso concreto, ocorrido aqui no Maranhão, referente à prisão do ex-prefeito de Santa Luzia do Tide, que está preso, já faz uma semana, foi um espetáculo circense, onde chamou a atenção de toda grande imprensa do Brasil (rádio, televisão, jornais e redes sociais). 
Fizeram desse homem um monstro!
E agora chega a verdade, através de um laudo oficial do Instituto Médico Legal. O homem é inocente...
A pergunta é: quem pagará por esse abuso?”
(Ex-deputado federal e ex-senador Francisco Escórcio)