Laranjas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os casos de candidaturas “laranjas” levarão à cassação de toda a chapa, e não apenas dos candidatos que se aproveitaram. O entendimento foi definido durante a votação de um caso envolvendo seis vereadores eleitos em 2016 na cidade de Valença do Piauí (PI). Eles foram cassados, acusados de se beneficiar de candidaturas fictícias de mulheres que não chegaram sequer a fazer campanha eleitoral. Os vereadores foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) por supostamente lançarem candidaturas femininas fictícias para alcançar o mínimo previsto na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) de 30% de mulheres nas duas coligações e se beneficiarem dessas candidaturas fantasmas. Ao todo, entre eleitos e não eleitos, 29 candidatos registrados pelas duas coligações tiveram o registro indeferido pelo mesmo motivo.
Engraçado
Com a sessão em andamento, ontem, vereadores da oposição deixaram o plenário para reunião em uma sala e, diante da falta de quorum, o vice-presidente, Alberto Souza, que estava na condução dos trabalhos, resolveu encerrar a sessão. Os vereadores da oposição, quando voltaram o plenário já estava vazio. Eles ficaram irritados e fizeram críticas, embora tenham se ausentado quando os trabalhos estavam acontecendo. A questão é que o número em plenário, com a saída dos oposicionistas, não permitia deliberação. Daí a decisão pelo fim da sessão.
Título
Estão questionamento a concessão de um Título de Cidadão Imperatrizense à senadora Katia Abreu, do vizinho estado do Tocantins. É porque não se lembram que na década de 70 a Câmara Municipal de Imperatriz concedeu o título a Ademar de Barros Filho, então deputado de São Paulo. Faleceu em 9 de fevereiro de 2014 sem ter vindo receber o título. A senadora Kátia Abreu esteve recentemente em Imperatriz, participando de um encontro de vereadores, e na oportunidade declarou apoio à criação do Estado do Maranhão Sul, cuja proposta para realização do plebiscito se encontra tramitando no Senado.
Ministro no Socorrinho
Ontem o secretário de Saúde, Alair Firmiano, o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Marcelo Moreno, e o Assessor Chefe de Comunicação, Sérgio Macêdo, receberam a assessora do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A assessora, Sílvia Xavier, veio tratar da visita técnica que o ministro fará na tarde de hoje à obra de reforma e implantação de um sistema de combate a incêndio no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz (HMI). A obra está mais de 90% concluída e será entregue em 12 de outubro.
Havan
O proprietário da Havan, Luciano Hang, visitou Imperatriz ontem pela manhã para conhecer a localização de alguns terrenos e decidir onde será instalada a loja. Entre os terrenos está o da antiga Transbrasiliana, na BR-010, nas proximidades do Shopping Imperial. Ele lembrou que esteve na cidade em 2014, mas “ veio a crise e a gente não voltou”. Hang adiantou que “será uma mega loja, com a Estátua da Liberdade, que vai orgulhar Imperatriz. Serão 200 empregos diretos”. A Havan é uma empresa do setor varejista, cuja matriz está instalada em Brusque-SC.
Reforma tributária
A simplificação dos impostos e a modernização do sistema tributário brasileiro são os principais pontos do texto da Reforma Tributária, apresentada nesta quarta-feira pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA), relator. O parlamentar disse que a nova configuração tributária impedirá a cobrança de imposto sobre imposto e simplificará a vida do contribuinte. O relatório prevê um prazo de cinco anos para os efeitos serem totalmente esperados.
Comentários