Saindo

O vereador Paulinho Lobão usou a tribuna na sessão de ontem para anunciar que decidiu mudar de partido para apoiar a reeleição do prefeito Assis Ramos. Ele, que se elegeu pelo PDT, informou que foi a Brasília e conversou com o senador Weverton Rocha, líder do partido no Maranhão, e foi liberado para sair sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Inclusive já tem documento das Executivas Nacional e Regional. Paulinho Lobão ainda não decidiu qual será seu o novo partido. Embora ele já esteja liberado, a filiação deve acontecer somente no começo de 2020. Hoje, as opções são o DEM do prefeito Assis Ramos e o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Na semana passada, Assis Ramos esteve em Brasília e conversou com o presidente nacional do PSL,  deputado federal Luciano Bivar (Pernambuco), e a legenda pode participar da aliança pela qual o prefeito buscará a reeleição.    

E...

Ao justificar a sua saída do PDT para apoiar Assis Ramos, Paulinho Lobão disse que estava fazendo um gesto de gratidão ao prefeito pelo trabalho que vem realizando na Grande Vila Lobão, seu principal reduto eleitoral. O vereador também destacou o tempo em que passou no PDT e lamentou ter que sair,  mas precisa buscar novo rumo partidário para poder estar ao lado de Assis Ramos na campanha, em 2020. O PDT apoiará a candidatura do deputado Marco Aurélio (PCdoB).    

Chapa completa

Como a partir da eleição do próximo ano não haverá mais coligação proporcional, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Imperatriz vai preencher as 32 vagas permitidas para candidatos a vereador. Serão lançadas 10 mulheres. Hoje o partido já tem 27 pré-candidatos, portanto faltando apenas cinco. Atualmente tem apenas um vereador, Aurélio Gomes, e acredita que em 2020 fará no mínimo dois. O PT não deverá lançar candidato a prefeito, com a tendência de apoiar o candidato do PCdoB, já que integra a base de sustentação do governo Flávio Dino. 

Impositivo

De autoria de mais de 1/3 dos vereadores foi apresentada na sessão de ontem da Câmara Municipal de Imperatriz e encaminhada às comissões, proposta de Emenda à Lei Orgânica que institui o Orçamento Impositivo e dispõe sobre  a execução orçamentária e financeira da programação incluída por emendas individuais dos vereadores. Com isso, o governo municipal é obrigado a liberar a verba de emendas para ações previstas no Orçamento para a execução das emendas dos parlamentares.

Fecoimp

A Câmara Municipal de Imperatriz aprovou na sessão de ontem, por unanimidade,  uma Moção de Aplauso à Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), na pessoa do presidente Guilherme Maia Rocha, “pela brilhante realização da Fecoimp 2019”. A autoria é do vereador Hamilton Miranda. 

Fundo partidário

Ontem à tarde a CCJ do Senado aprovou a nova versão do PL 5.029/2019, com novas regras para o Fundo Partidário. Quase todo o teor do projeto foi rejeitado, restando apenas o artigo que garante recursos eleitorais para a campanha de 2020. O projeto foi levado a Plenário, mas até o momento em que a coluna era redigida ainda não havia sido votado. Com as modificações, o texto deve voltar à Câmara.