MA do Sul

Quando está se aproximando o período das eleições, surge a velha conversa de criação do Estado do Maranhão do Sul. Já serviu de discurso para vários candidatos. Agora o assunto volta à tona, só que desta feita sem nada a ver com eleição, porque quem está levantando a bandeira não é um político maranhense e nem tem interesse em ser candidato aqui, até porque a idade já não lhe permite mais entrar em embate eleitoral. Siqueira Campos, suplente de senador do Tocantins, estado que ele criou, assumiu o mandato por 29 dias e a sua convicção de que o Brasil precisa ter mais estados o levou a protocolar projeto de decreto legislativo propondo a realização de plebiscito para a criação do Estado do Maranhão do Sul. Quando discursou no ato de posse, Siqueira defendeu a criação de mais 13 estados, ressaltando que o ideal seria que o Brasil tivesse 50. Embora tenha obtido a assinatura de 26 senadores, a louvável iniciativa do líder tocantinense dificilmente vai prosperar. Além de parte dos políticos não querer, há a questão do plebiscito, que teria que ser realizado em todo o estado e assim dificilmente haveria aprovação, a exemplo do que aconteceu no Pará, com o plebiscito para a criação do Estado de Carajás. Mas enquanto “há vida, há esperança”. É aguardar e torcer.

E...

Dos três senadores maranhenses, apenas Eliziane Gama (Cidadania) assinou o projeto de Siqueira Campos. Ontem, o senador Weverton Rocha (PDT) gravou um vídeo afirmando que sempre foi a favor da criação do Estado do Maranhão do Sul. Ele esclareceu que não foi procurado para assinar o projeto. A aliados, o senador Roberto Rocha (PSDB) também alegou não ter sido procurado. Ele, inclusive, poderá ser o relator do projeto.   

Bateu!

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Soares Barros, na sessão de ontem fez um discurso duro contra a Caema, que segundo ele vem prestando um péssimo serviço no Residencial Sebastião Régis. Além da constante falta de água, há o problema do sistema de esgoto. O vereador anunciou que a Câmara vai solicitar à Prefeitura a suspensão do contrato que autoriza a Caema a prestar o serviço naquele bairro. Uma moradora disse que a água não serve para beber. Algumas pessoas até adoecem.         

Sítio Novo/Amarante

Está marcada para o próximo sábado a inauguração da pavimentação asfáltica da MA-275, trecho entre Sítio Novo e Amarante. Segundo a programação, serão duas solenidades. Uma na altura da Chácara da Enete, às 15h, e outra na Mata Velha, às 16h. Haverá ainda a entrega do Centro Mais Esporte de Amarante. Ainda no sábado, às 19h, haverá em João Lisboa a solenidade de inauguração do Centro Mais Esporte José Fernandes da Silva (Zuza). 

Ele disse

“Criminoso neutralizado e nenhum refém ferido. Hoje não chora a família de um inocente”. A frase é do presidente Jair Bolsonaro ao comemorar nas redes sociais o desfecho do sequestro de um ônibus na Ponte Rio-Niterói, na manhã de ontem. O sequestrador foi morto por um sniper. 

Frente

O deputado federal Eduardo Braide (PMN) foi escolhido como coordenador da Frente Parlamentar da Advocacia no Maranhão. A Frente, que conta com o apoio de 199 parlamentares, tem como presidente o deputado Fábio Trad (PSD-MS) e irá acompanhar e apoiar a atuação dos advogados no país. “A medida foi uma reivindicação do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB neste ano. O nosso papel no Maranhão será reforçar o trabalho da Seccional da Ordem, buscando aperfeiçoar a legislação relacionada à carreira e suas atribuições”,  disse o deputado maranhense.