Transição

Ao ser perguntado em entrevista à Agência Pública se foi combinada uma trégua entre ele e o ex-presidente José Sarney, o governador Flávio Dino (PCdoB) afirmou que “a política do Maranhão passa por uma espécie de transição geracional na política”, ressaltando que “não há nenhum propósito nem meu nem do ex-presidente Sarney de fazermos um pacto regional. O que me motivou, e com certeza motivou a ele, e isso ficou claro na conversa, foi essa leitura do quadro nacional. E ao mesmo tempo, da minha parte, um reconhecimento de que as disputas políticas no Maranhão não acontecerão mais do mesmo modo”. Flávio Dino admitiu fazer outras visitas a Sarney. “A visita que fiz ao ex-presidente José Sarney, e farei outras se for necessário, foi no sentido de ouvir um político de outro campo ideológico que não é o meu, que tem uma larga experiência política desde os anos 50 do século 20, portanto são quase 70 anos de atuação política, e que nessa configuração da política nacional pode nos ajudar a proteger a Constituição e a democracia”.

Repúdio

O presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, repudiou a declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre o desaparecimento do pai do presidente do Conselho Federal da OAB,  Felipe Santa Cruz.  “Presto, em meu nome e da Advocacia maranhense, solidariedade ao Presidente Felipe Santa Cruz e às famílias dos desaparecidos políticos, pelo ataque absurdo e sectário que receberam do Presidente da República”, afirmou Thiago Diniz em nota divulgada nas redes sociais. Ele acrescentou que “as palavras do Presidente da República não atingem somente Felipe Santa Cruz, mas também a memória de todos os desaparecidos políticos e o respeito e dignidade das famílias que nunca puderam enterrar seus mortos”.

Reação

A ex-prefeita de Lago do Jungo e ex-candidata a governadora, Maura Jorge (PSL), saiu em defesa do presidente Jair Bolsonaro e “discatitou” pra cima do governador Flávio Dino. Segundo ela, o comunista “vem buscando projeção às custas  de mentiras e distorção de falas do presidente”. Também disse que FD não tem legitimidade para falar em retaliação porque ela mesma foi vítima “da  sua perseguição política e tantos outros políticos estão sendo”.  No entendimento de Maura Jorge, Bolsonaro não cogitou ignorar o Maranhão, mas “unicamente a pessoa de Flávio Dino”.     

Homenagem

O governador Flávio Dino não perde oportunidade para “inticar” com o presidente Bolsonaro. Ele decidiu homenagear o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, que em setembro visitará o Maranhão. Flávio Dino assinou decreto admitindo Felipe Santa Cruz na Ordem dos Timbiras, no grau Grã-Cruz. “A OAB e o seu presidente nacional têm importante papel em defesa do Estado Democrático de Direito e da Federação”, destacou o governador.  

Muita água...

Ainda faltam um ano e dois meses para as eleições municipais. Portanto, muita coisa ainda pode acontecer até lá. No momento, temos quase uma dúzia de pretensos candidatos a prefeito de Imperatriz. Certamente esse número cairá pela metade quando chegarem as convenções, em julho de 2020. É aguardar.   

Panelada

Comenta-se que as vendedoras de panelada das “Quatro Bocas” iriam resistir contra a mudança para o Panelódromo, que começou a ser construído na antiga Praça Tiradentes. Eles estariam temendo diminuição nas vendas. Mas há quem veja o contrário. O Panelódromo ficará ao lado do Terminal  da Integração, cujo movimento de pessoas de cidades vizinhas é grande. Além do mais, também na área será construído o Shopping Popular, o que proporcionará aumento no movimento. E, também,  as pessoas que frequentam as “Quatro Bocas” certamente não deixarão de comer panelada simplesmente porque as vendedoras mudaram de lugar.