Apoio

Segundo uma fonte fidedigna, durante o encontro com o vereador José Carlos Barros e o deputado estadual Rildo Amaral, o ex-prefeito Ildon Marques confessou que, caso não seja candidato em 2020,  apoiaria a candidatura do presidente da Câmara. Zé Carlos, claro, ficou empolgado, mas sabe que a política é como nuvem, como costumava falar Magalhães Pinto, político mineiro: - “ Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Ildon, Zé Carlos e Rildo são do grupo do governador Flávio Dino, que tem ainda como pré-candidato o deputado Marco Aurélio, preferido dos comunistas para ser o candidato. É aguardar, porque daqui para as convenções, em julho do próximo ano, ainda tem muito chão.  

E...

O vereador José Carlos reiterou que sua candidatura a prefeito independente do apoio do governador Flávio Dino. Embora sendo do grupo, seu projeto político não deve ser ligado ao governo, porque o partido de Flávio Dino tem o seu pré-candidato, o deputado Marco Aurélio. “Asseguro mais uma vez que não abrirei mão da minha candidatura. Em 2020 serei candidato é a prefeito”, diz o vereador, já no sexto mandato. 

Polêmica      

A Câmara Municipal de Imperatriz recebeu carnê para pagamento de IPTU, consta que no valor de mais de 10 mil reais. O presidente da Casa, José Carlos, estranha a cobrança, alegando que a câmara é isenta do tributo, conforme a Constituição. “De acordo com o Art. 150, VI, alínea a da Constituição Federal, a imunidade recíproca, sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, impede que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituam, criem impostos sobre o patrimônio, a renda ou serviços, uns dos outros”.

Revezamento

O governador Flávio Dino se licenciou do cargo e assumiu o vice, Carlos Brandão, que ontem viajou. Como o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, também fez o mesmo, assumiu o comando do Estado o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos.  Ele fica até hoje no cargo e participa de atos públicos em sua terra natal, São João Batista. Também cumpre agenda no Palácio dos Leões.

Próximo 

O senador maranhense Roberto Rocha (PSDB) está sendo apontado como um dos parlamentares mais próximos do presidente da República, Jair Bolsonaro. Ao divulgar que Rocha é uma das apostas do Planalto para ajudar na aprovação de Eduardo Bolsonaro como embaixador dos Estados Unidos, a  coluna Radar, da revista Veja, lembrou que o senador é “um dos poucos tucanos tão próximos do presidente. O senador estava na comitiva oficial do governo que foi a Washington, em março, para a assinatura do acordo para exploração da Base de Alcântara”.

Realinhamento

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) está fazendo um reposicionamento da metodologia do Índice de Efetividade da Gestão Pública Municipal – IEGM para o ano de 2019. O primeiro passo para isso foi a realização de uma oficina sobre o tema voltada para os auditores que atuam na realização do trabalho. A grande base de dados constituída pelo IEGM é de suma importância para as administrações públicas avaliarem suas ações e seus impactos junto à sociedade. “Para o gestor é bom para que ele avalie o que tem alcançado através de seus esforços na concretização das políticas públicas”, afirmou o auditor estadual de controle externo e gestor da Unidade Técnica de Controle Externo do TCE, Fábio Alex de Melo.