Definição 

O deputado estadual Marco Aurélio informou à coluna, ontem, que no próximo mês de agosto o PCdoB estará discutindo a definição do candidato a prefeito de Imperatriz, nas eleições  2020. O partido só tem ele como pré-candidato, porque o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, já anunciou a desistência. Mas no arco de aliança liderada pelo PCdoB há outros pré-candidatos – Ildon Marques (PP), José Carlos Barros (Patriota) e Rildo Amaral (Solidariedade). Com isso, o partido precisa fazer uma articulação para ver se mantém a unidade do grupo. Claro, defendendo como prioridade o nome do camarada Marco Aurélio. O deputado, inclusive, já iniciou uma conversa com o também deputado Rildo Amaral. Ontem, Marco visitou o pré-candidato José Carlos, que estava aniversariando. No início da noite também esteve visitando O PROGRESSO.

Articulação 

O vice-prefeito Pastor Alex Nunes Rocha (PMN) revelou que continua mantendo bom relacionamento com o prefeito Assis Ramos (MDB), mas acha difícil ser mantido na chapa, em 2020. No momento, o nome especulado para vice de Assis é o médico Daniel Fiim (PV). Alex adiantou que está havendo uma articulação entre lideranças evangélicas com a possibilidade de lançamento de um candidato. No grupo está o ex-vice-prefeito Pastor Luiz Carlos Porto (PPS).  

Fora

Especulou-se nos últimos dias que a ex-candidata a prefeita e ex-candidata a deputada, Rosângela Curado, poderia disputar o mandato de vereadora. Indagada pela coluna, ontem, Rosângela descartou qualquer possibilidade de ser candidata em 2020. Adiantou que vai apenas ajudar amigos. Hoje, Rosângela está ligada ao grupo liderado pelo presidente da Câmara, José Carlos Barros, pré-candidato a prefeito. 

Escolas 

O governador Flávio Dino observou que na semana passada foram inauguradas duas Escolas Dignas e, nesta semana, serão três inaugurações. Ontem foi entregue uma escola em Timon.  “Temos muita luta, o tempo inteiro, e muitas realizações. Agradeço aos municípios que são nossos parceiros no Pacto Estadual pela Aprendizagem. Seguimos fazendo o melhor pelo nosso Estado: investir em Educação”, destacou  Flávio Dino. 

Governador

O vice-governador Carlos Brandão assumiu o comando do Governo, ontem, devido a período de afastamento do governador Flávio Dino. Amanhã ele passa o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos. “É uma demonstração inequívoca da harmonia entre os poderes que constituem o Estado e à frente deste Governo vamos também demonstrar e fortalecer essa relação estreita. Nesta associação, se reforça a harmonia dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário”, destacou o presidente do TJ-MA. A interinidade será até sexta-feira.

Cultura 

Dos 5.568 Municípios brasileiros, somente 671 – ou 12% – celebraram convênios e contratos de repasse com o Ministério da Cultura (MinC) entre os anos de 2008 e 2018. Desse total, 36,8% estão no Sudeste; 27,6% no Sul; 23,1% no Nordeste; 7,7% no Norte; e 4,8% no Centro-Oeste. Os dados constam de estudo técnico divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Segundo o estudo, dos 1.296 convênios e contratos de repasse firmados, 66,7% foram feitos junto a 239 Municípios, os quais, por sua vez, correspondem a, somente, 4,3% dos Municípios brasileiros. Além disso, destaca-se a desigualdade entre regiões no compartilhamento desses recursos financeiros.