Visita de Bolsonaro
Novamente volta a ser especulada a vinda do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Maranhão. Aconteceria em agosto, em data a ser definida. Ele viria a São Luís para inaugurar obras de requalificação da Rua Grande e anunciar a recuperação de parte do Centro Histórico. Bolsonaro também visitaria Rosário, onde entregaria a obra do Complexo Ferroviário e 500 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, e Alcântara para conhecer o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A princípio, especulou-se que o presidente iria visitar São Pedro dos Crentes, uma das três cidades em que obteve maioria de votos no Maranhão. As outras foram Imperatriz e Açailândia. Os responsáveis pela agenda de Bolsonaro seriam o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) e o deputado federal João Marcelo (MDB-MA).
Justa
O senador Eduardo Gomes (MDB-TO) se licenciou do cargo para o seu suplente, ex-governador Siqueira Campos (DEM), assumir o mandato. A posse foi na terça-feira. Siqueira Campos está com 90 anos e enfrentando problemas de saúde. O gesto de Eduardo Gomes foi elogiado pelos políticos não apenas do Tocantins, mas de todo o País. Uma justa homenagem ao homem que foi o responsável pela criação do Estado do Tocantins. Na sua luta pelo novo estado, chegou inclusive a fazer greve de fome. Agora, com a idade avançada, nada mais justo do que um reconhecimento por tudo que ele fez pelo Tocantins. A sessão foi comandada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e teve a participação de autoridades do estado, além do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Novos estados
No seu discurso, Siqueira Campos sugeriu a criação de mais estados como forma de promover desenvolvimento em lugares do País “ainda em atraso”. “Tem 27? Precisa criar mais 20, no mínimo”, afirmou o ex-governador. Ainda seguindo ele, o ideal seria o Brasil ter 50 estados.
Prorrogação
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) prorrogou o prazo para registro eletrônico de informações relativas a justificativas do módulo painel de vínculos do Sistema Eletrônico de Acompanhamento de Atos de Pessoal (SAAP). A Portaria TCE/MA 767, de 15 de julho de 2019, estabelece que os gestores municipais devem enviar as informações até o dia 15 de agosto. A alteração do prazo foi realizada pelo TCE com o objetivo de permitir aos gestores a adoção de medidas que possibilitem o atendimento, com o grau de precisão e segurança necessários, às exigências relativas aos dados sobre os vínculos financeiros em duplicidade existentes em cada município maranhense. A medida atende a solicitação feita ao TCE pela Federação das Associações dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).
Convênio
A Secretaria Nacional de Segurança Púbica (Senasp) garantiu convênio para instalação da Guarda Municipal de Imperatriz. O deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA), coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional, articulou com o secretário da Senasp, coronel Guilherme Theophilo, a viabilização do convênio, tão importante para concretização da GM.
Punição
Os deputados do PDT que votaram a favor da reforma da Previdência estão suspensos de suas atividades partidárias até o fim do processo aberto para decidir a punição por terem contrariado a determinação do partido. São oito deputados, sendo um do Maranhão - Gil Cutrim.
Comentários