Votos do Maranhão
Dos 18 deputados federais que integram a bancada maranhense, 14 votaram pela aprovação do texto -base da reforma da Previdência. Foram os deputados Aluísio Mendes (Podemos), André Fufuca (PP), Cleber Verde (PRB), Edilázio Júnior (PSD), Gastão Vieira (Pros), Gil Cutrim (PDT), Hildo Rocha (MDB), João Marcelo Souza (MDB), Josimar Maranhãozinho (PL), Junior Lourenço (PL), Juscelino Filho (DEM), Marreca Filho (Patriota), Pastor Gildenemyr (PL) e Pedro Lucas Fernandes (PTB). Como se vê, pelo menos oito são do grupo do governador Flávio Dino, que é contra a reforma da Previdência. Portanto, não seguiram o líder. Os deputados que votaram contra foram Bira do Pindaré (PSB), Eduardo Braide (PMN), Márcio Jerry (PCdoB) e Zé Carlos (PT).
E...
A Juventude Socialista do PDT distribuiu nota em que pede a expulsão do deputado Gil Cutrim por ter votado a favor da proposta do governo Bolsonaro. “Esse voto configura uma traição não apenas aos princípios do Partido, mas sobretudo ao povo trabalhador brasileiro, que sofrerá em sua carne as consequências desses ataques brutais que atentam contra a dignidade da pessoa humana”, diz a nota. Para a Juventude Socialista, “o apoio a essa reforma envergonha, angustia, decepciona, constrange e revolta a jovem militância do PDT, causando feridas irreversíveis em nossos sonhos e na nossa luta política”.
Completa
O Patriota já tem uma chapa proporcional completa para as eleições municipais de 2020, em Imperatriz. O pré-candidato a prefeito José Carlos Soares Barros informou que as 32 vagas para vereador já foram preenchidas, com vários nomes de peso eleitoral significativo. Dos 32 pré-candidatos, 9 são mulheres. O partido tem dois vereadores – Bebé Taxista e Ditola Castro.
Visita
Ontem José Carlos recebeu a visita, no gabinete da Presidência da Câmara, do deputado estadual Wellington do Curso (PSDB). Especulou-se que ele teria declarado apoio ao pré-candidato Zé Carlos, mas sabe-se que o seu partido terá candidato próprio ao Palácio Renato Moreira.
Pisaram na bola
O assunto do dia nas redes sociais, ontem, foi o abrigo da parada de ônibus na nova Avenida Bernardo Sayão, que passa a ter uma ciclovia. Como foi colocado, o ônibus atingiria a cobertura, que está sobre parte da pista. Como solução, o governo fez uma “ilha”, colocando blocos de concreto (gelo baiano). Com isso, o ônibus será obrigado a parar no meio da pista, interrompendo o tráfego. Uma verdadeira lambança o que foi feito.
Contas
Na sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado, na quarta-feira, receberam parecer prévio pela aprovação as contas do prefeito Vagtonio Brandão dos Santos (Buritirana, 2013), José Maurício Carneiro Fernandes (São Benedito do Rio Preto, 2013, com ressalvas) e Izalmir Vieira da Silva (São Bernardo do Mearim, 2009, com ressalvas). Foram desaprovadas as contas de Jadson Lobo Rodrigues (São João do Caru, 2014) e Gracielia Holanda de Oliveira (Presidente Medici, 2014).
Caixa 2
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou em caráter terminativo projeto da senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania), que torna crime o uso de Caixa 2 nas campanhas eleitorais. “Serão punidos com mais rigor quem utilizar dinheiro de corrupção, contrabando ou narcotráfico para financiamento eleitoral. É importante que o Pacote Anticrime avance. É o que a sociedade quer”, disse Eliziane. Ela destacou que o uso de dinheiro ilegal torna desigual as campanhas, porque favorece um dos lados na disputa.
Comentários