Recurso
Ontem, integrantes da CPI criada pela Câmara Municipal de Imperatriz para apurar supostas irregularidades na saúde deram entrada junto ao Tribunal de Justiça do recurso contra a liminar que suspendeu os trabalhos da Comissão. A informação foi prestada pelo vereador Aurélio Gomes (PT). Já um vereador da bancada da Situação disse que o pedido de liminar da prefeitura para suspender a CPI está “bem fundamentado”, acreditando que não vai prosperar o recurso da Oposição. A CPI já está há mais de uma semana com os trabalhos suspensos. É aguardar os próximos capítulos.
Será?
Informa-se que o PTB em Imperatriz iria ficar sob o comando do grupo que deixou o PROS depois que o deputado Gastão Vieira resolveu entregar o partido para a vereadora Maura Barroso. O grupo é liderado pelo deputado estadual Pastor Cavalcante e tinha como presidente local do PROS Célio Henrique. A princípio, a tendência era migrarem para o PSC, mas agora revela-se que escolheram o PTB. Vale lembrar que a sigla, há muitos anos, é comandada em Imperatriz por Nonato Costa. No estado, o PTB está sob a liderança do ex-deputado Pedro Fernandes.
Preocupação
Ontem, vereadores conversavam sobre o fim da coligação de partidos na eleição proporcional, a partir de 2020. Acreditam que trará dificuldades na escolha de partido para os pretensos candidatos. Vereadores não querem que seus partidos aceitem filiação de quem já tem mandato. É o caso de Ditola Castro e Bebé Taxista, que não aceitam a entrada de outro vereador. No PSC há três vereadores – Fábio Hernandes, Adhemar Freitas Jr e Pedro Gomes. Se perceberem que o partido não tenha condições de conseguir coeficiente eleitoral para eleger pelo menos três candidatos, certamente um deles procurará outra sigla. E haveria dificuldade para encontrar um partido, porque os que têm mais força já tem vereadores. É como se estivessem naquela situação de “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come...”
Biometria
A biometria será o sistema de identificação do eleitor em todo o Maranhão nas eleições de 2020. Dados atualizados do sistema de georreferenciamento do TRE revelam que dos 4 milhões 544 mil eleitores do estado, mais de 3 milhões e 800 mil já estão recadastrados biometricamente. Nos municípios de São João do Paraíso, Buritirana, Senador La Rocque, Davinópolis, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Bom Jesus das Selvas, Cidelândia e São Francisco do Brejão a biometria obrigatória inicia até agosto, com prazo máximo de conclusão de 30 dias.
Cargo
Conforme cópia de Portaria que a coluna teve acesso, o ex-deputado estadual Leoarren Túlio de Souza Cunha (Leo Cunha) foi nomeado para exercer o cargo em comissão de Chefe de Divisão de Aquicultura e Pesca, da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão.
Ele disse
“Nunca deixei de praticar o diálogo, de respeitar os meus adversários... O Maranhão e seu povo estão em primeiro lugar, e é bom que tenhamos uma política respeitosa, civilizada e democrática”. Ex-presidente José Sarney, em sua coluna de domingo último.
Comentários