Finalmente 

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro anunciou, via Twitter, a  pavimentação da Transamazônica (BR-230/PA), no trecho entre a ponte do rio Araguaia, em Araguatins (TO), e a cidade de Palestina (PA).  As obras já foram iniciadas. Os recursos foram viabilizados em função do trabalho do governador Helder Barbalho (MDB), quando ministro da Integração Nacional no governo Temer. São recursos na ordem de R$ 17.949,979,00.  A Transamazônica foi asfaltada na região há cerca de 30 anos. Mas ficou faltando um trecho de 11,4 quilômetros. Foram décadas de reclamações, com os moradores de Palestina chegando a interditar a estrada por várias vezes. Agora, finalmente as promessas do DNIT estão sendo cumpridas. No inverno os motoristas reclamavam muito da situação no trecho. Bom para o imperatrizense que costuma ir a Marabá. Depois da pavimentação, será um “pulo”...

Mudanças

O governador Flávio Dino (PCdoB) fez algumas mudanças no secretariado. Diego Galdino será o secretário de Governo;  Antônio Nunes o presidente da empresa Maranhão Parcerias; Anderson Lindoso, atual Adjunto da Secretaria de Educação, será o secretário de Cultura; e Mayco Pinheiro  presidente do IPREV. Galdino era secretário de Cultura e substitui Antônio Nunes. Ao comentar as mexidas, Flávio Dino disse que “as mudanças vão na direção do nosso esforço permanente de dinamizar a gestão, valorizar talentos, fortalecer novos projetos e suprir necessidades que surgem. Todos são servidores que já integram nossa equipe e têm ótimo desempenho”.

Recesso

A Câmara Municipal de Imperatriz só retoma suas atividades parlamentares no início de agosto. O recesso começou no último dia 27. No 5º período da 18ª legislatura foram realizadas 45 sessões ordinárias, 14 tribunas populares, 10 audiências públicas, apresentados 232 indicações, 19 projetos de lei, 13 projetos de decreto legislativo e 30 moções. As sessões acontecem de terça a quinta-feira.

Filha

Quando se pensava que Zenira Fiquene seria candidata a prefeita de Ribamar Fiquene, em 2020, veio a surpresa: a candidata será a sua filha, Fabíola, que já está se articulando junto às lideranças políticas e comunitárias para viabilizar a sua eleição como prefeita do município que leva o nome do seu pai, o ex-prefeito de Imperatriz e ex-governador  do Maranhão, Ribamar Fiquene, que também foi juiz de direito. O atual prefeito, Edilomar Miranda, não será candidato, porque já foi reeleito.

Vigilância

O deputado estadual Zé Inácio (PT) subiu à tribuna da Assembleia para comentar a decisão proferida pelo juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas de Melo Martins, no último dia 27, que determina a obrigatoriedade, por parte dos bancos públicos e privados, do cumprimento, nos próximos trinta dias, da Lei 10.605/2017, de sua autoria. A Lei dispõe, entre outros, sobre a contratação de vigilância armada para atuar 24 horas por dia nas agências bancárias, inclusive em finais de semana e feriados. “Nesses últimos meses, aqui na capital, nós tivemos vários assaltos a agências bancária. Já foram dez agências assaltadas somente aqui na capital neste ano de 2019”, observou o deputado. 

Será?

O deputado Adriano Sarney teria afirmado que foi selado um acordo entre Flávio Dino e José Sarney. Adriano é neto do ex-presidente e deve saber o que está dizendo. Segundo ele, a população saberá em breve o acordo. É aguardar. 

Linha de crédito

O Governo do Estado do Maranhão conseguiu liminar determinando que a União forneça linha de crédito especial para pagamento de precatórios. O benefício foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, com valores de R$ 623 milhões, cabendo ao Governo Federal a abertura do crédito. O Mandado de Segurança impetrado pela PGE/MA foi analisado pelo ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). O Maranhão é o primeiro estado a conseguir uma decisão deste tipo. Outros estados também tentam a mesma liberação.